Inteligência territorial para o desenvolvimento agropecuário de Roraima

Autores

  • Gustavo Spadotti Amaral Castro Embrapa Monitoramento por Satélite http://orcid.org/0000-0002-8743-9651
  • Lucíola Alves Magalhães
  • Marcelo Fernando Fonseca
  • Alfredo Kingo Oyama Homma
  • Evaristo Eduardo de Miranda

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v45i3.4049

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Políticas públicas, Transferência de tecnologia

Resumo

O estado de Roraima tem boa parte do seu território no Hemisfério Norte e é o mais setentrional dos estados brasileiros. A agropecuária participa com apenas 4,3% no PIB do estado, que apresenta alta concentração populacional na capital e enorme intervenção do governo federal, que atribuiu para Unidades de Conservação e Terras Indígenas 67% de seu território. O estado enfrenta dificuldades em seu desenvolvimento agrícola e socioeconômico. Conhecer seu território e suas particularidades é essencial para subsidiar a elaboração de projetos e ações público/privadas voltadas para o desenvolvimento da agropecuária e dos agricultores do estado. O objetivo deste trabalho é aprofundar a discussão sobre o contexto territorial do uso, ocupação e atribuição das terras do estado de Roraima. O método aplicado para subsidiar essa discussão utiliza como base o Sistema de Inteligência Territorial Estratégica (SITE), que permite uma visão integrada e multifatorial do território. Com isso foi possível avaliar os quadros natural, agrário, agrícola, socioeconômico e de infraestrutura do estado, bem como suas interações. Até o momento, as análises do SITE Roraima permitiram a identificação de propostas, programas e atuações pontuais e estratégicas para aumento da competitividade agropecuária do estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Gustavo Spadotti Amaral Castro, Embrapa Monitoramento por Satélite

Analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Doutor em Agricultura pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Lucíola Alves Magalhães

Analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Doutora em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Marcelo Fernando Fonseca

Analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Alfredo Kingo Oyama Homma

Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Doutor em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Evaristo Eduardo de Miranda

Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Doutor em Ecologia pela Université de Montpellier II, França.

Downloads

Publicado

23/02/2018

Como citar

Castro, G. S. A., Magalhães, L. A., Fonseca, M. F., Homma, A. K. O., & Miranda, E. E. de. (2018). Inteligência territorial para o desenvolvimento agropecuário de Roraima. Ciência Da Informação, 45(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v45i3.4049

Edição

Seção

Inteligência organizacional e competitiva