Conhecimento estratégico

Autores

  • Roberto Campos da Rocha Miranda Câmara dos Deputados

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v45i3.4053

Palavras-chave:

Conhecimento estratégico, Gestão do conhecimento, Estratégia, Tomada de decisão

Resumo

A gestão do conhecimento pode ser abordada de várias maneiras, o que possibilita a discussão de tipo específico de conhecimento: o conhecimento estratégico (CE); conhecimento este voltado especificamente para a formulação de estratégias e das decisões a elas associadas. Embora haja pródiga literatura sobre estratégia, bem como sobre mecanismos e ações de inteligência competitiva, além de instrumentos de gestão da informação em um contexto de Big Data, o foco centrado nos dois processos mais diretamente relacionados com estratégia carece de maior estudo e formas de tornar o conhecimento útil. Assim, este artigo traz o conceito deste tipo de conhecimento, suas características, algumas diferenças entre a gestão do conhecimento estratégico (GCE) e outras áreas como inteligência competitiva e gestão da informação. A metodologia emprega a descrição de cada ponto, mostrando didaticamente os principais aspectos relacionados à GCE. Busca-se apresentar o estado da arte das pesquisas na área e as possibilidades de novos estudos. As conclusões apontam para muitos desafios para quem se dispuser a trabalhar com a GCE, abrindo-se novos campos a serem explorados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Roberto Campos da Rocha Miranda, Câmara dos Deputados

Doutor em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Professor do Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb) - Brasília, DF - Brasil. Analista Legislativo da Câmara dos Deputados na área de Recursos Humanos, atuando na Coordenação de Pós-graduação como pesquisador e professor - Brasília, DF - Brasil.

Downloads

Publicado

23/02/2018

Como citar

Miranda, R. C. da R. (2018). Conhecimento estratégico. Ciência Da Informação, 45(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v45i3.4053

Edição

Seção

Gestão da informação e do conhecimento