Conhecimento estratégico

Roberto Campos da Rocha Miranda

Resumo


A gestão do conhecimento pode ser abordada de várias maneiras, o que possibilita a discussão de tipo específico de conhecimento: o conhecimento estratégico (CE); conhecimento este voltado especificamente para a formulação de estratégias e das decisões a elas associadas. Embora haja pródiga literatura sobre estratégia, bem como sobre mecanismos e ações de inteligência competitiva, além de instrumentos de gestão da informação em um contexto de Big Data, o foco centrado nos dois processos mais diretamente relacionados com estratégia carece de maior estudo e formas de tornar o conhecimento útil. Assim, este artigo traz o conceito deste tipo de conhecimento, suas características, algumas diferenças entre a gestão do conhecimento estratégico (GCE) e outras áreas como inteligência competitiva e gestão da informação. A metodologia emprega a descrição de cada ponto, mostrando didaticamente os principais aspectos relacionados à GCE. Busca-se apresentar o estado da arte das pesquisas na área e as possibilidades de novos estudos. As conclusões apontam para muitos desafios para quem se dispuser a trabalhar com a GCE, abrindo-se novos campos a serem explorados.

Palavras-chave


Conhecimento estratégico; Gestão do conhecimento; Estratégia; Tomada de decisão

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Roberto Campos da Rocha Miranda

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.