Visualização analítica das palavras-chaves nos eventos científicos: proposta a partir do Currículo Lattes

Jether Oliveira Gomes, Thiago Magela Rodrigues Dias, Adilson Luiz Pinto, Gray Farias Moita

Resumo


A produção de trabalhos científicos apresentou crescimento importante nas últimas décadas, sendo a internet seu principal fator de acesso e difusão. Consequentemente, nota-se um esforço global de todas as áreas do conhecimento quanto a estudos sobre dados de publicações científicas, a fim de conhecer o que tem sido pesquisado. Tais estudos podem servir a diversos propósitos, como fornecer base para construção de políticas de incentivo à pesquisa visando novos avanços na ciência. O objetivo deste trabalho é identificar e analisar os principais tópicos de pesquisas publicados em cada grande área do conhecimento, durante a trajetória da ciência brasileira por pesquisadores doutores que possuem currículos cadastrados na Plataforma Lattes. Para isso, após a aquisição dos currículos dos doutores, foi desenvolvido um arcabouço de componentes responsável por filtrar, tratar e consolidar separadamente os dados das publicações científicas a serem analisados. Dentre esses dados, estão todas as palavras-chave de artigos publicados entre 1962 e 2016 em anais de congressos e em periódicos, que são ranqueadas em cada grande área do conhecimento através da aplicação da medida de popularidade de tópico baseado em frequência. Os resultados possibilitaram uma caracterização geral das palavras-chave utilizadas pelos doutores, e assim, identificar os principais tópicos de pesquisas desenvolvidos em cada grande área do conhecimento. Como considerações finais, observou-se a sinergia entre as grandes áreas do conhecimento quanto aos principais tópicos de investigação e também a contribuição de cada grande área em quantitativo de artigos publicados.

Palavras-chave


Palavras-chave; Tópicos de Pesquisas; Bibliometria;Plataforma Lattes

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Jether Oliveira Gomes, Thiago Magela Rodrigues Dias, Adilson Luiz Pinto, Gray Farias Moita

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.