Big Data e a saúde negligenciada em dengue, zika e chicungunha: uma análise translacional da tríplice ameaça no século 21

Autores

  • Jorge Lima de Magalhães Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Tecnologia em Fármacos, Farmanguinhos.
  • Zulmira Hartz
  • Marlede Souza Menezes
  • Luc Quoniam

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v45i3.4061

Palavras-chave:

Saúde pública, Dengue, Zica, Chicungunha, Big Data, Gestão do conhecimento

Resumo

Nos últimos anos, a literatura associada ao Big Data em saúde tem crescido rapidamente, necessitando de estudos bibliométricos e cientométricos para uma abordagem com visualização que conduza a mineração profunda e revele um panorama de informações essenciais para subsidiar os tomadores de decisão. O uso da informática na saúde é crucial e é definida como a aplicação sistemática de informação, informática e tecnologia em áreas de saúde pública, incluindo vigilância, prevenção, preparação e promoção da saúde. As principais aplicações são promover a saúde de toda a população e prevenção de doenças. A ênfase na prevenção de doenças usando grande variedade de intervenções é aspecto que torna a saúde pública, via informática, diferente dos demais campos da área da ciência da informação. Este trabalho explora 100 milhões de patentes na base European Patent Office usando o software livre Patent2Net. As tendências tecnológicas e oportunidades à saúde pública global de dengue, zika e chicungunha permitem analisar os dados científicos e tecnológicos desta tríplice ameaça, bem como suas correlações. São identificados oportunidades de inovação e geração de informações essenciais para os gestores. Foram extraídas 1.975 patentes e 3.177 famílias de patentes, com maior índice de classificação CIP A61K, o que configura várias oportunidades para preparações médicas em suas variadas formas. O pico de publicação ocorreu no ano de 2016, sendo os últimos 10 anos os mais intensos em depósitos concedidos. Os maiores detentores de patentes são cientistas e empresas localizadas nos EUA. A localização dos pesquisadores e respectivos detentores é identificada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Jorge Lima de Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Tecnologia em Fármacos, Farmanguinhos.

Pesquisador em Saúde Pública e Coordenador do Mestrado em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria Farmacêutica da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Pós-Doutorado em Inteligência Competitiva para Saúde Pública no Institut de Recherche en Sciences de l'Information et de la Communication da Aix-Marseille Université, França.

Zulmira Hartz

Subdiretora para a Gestão do Conhecimento e Investigação do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) da Universidade Nova de Lisboa (UNL), Pós-Doutorado em Avaliação em Saúde na École Nationale de Santé Publique, Canadá.

Marlede Souza Menezes

Mestranda em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria Farmacêutica da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Especialista em Tecnologia Industrial Farmacêutica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Luc Quoniam

Professeur à l’Université de Toulon, Docteur en Sciences de l'Information et de la Communication à l'Université Aix Marseille III.

Downloads

Publicado

23/02/2018

Como citar

Magalhães, J. L. de, Hartz, Z., Menezes, M. S., & Quoniam, L. (2018). Big Data e a saúde negligenciada em dengue, zika e chicungunha: uma análise translacional da tríplice ameaça no século 21. Ciência Da Informação, 45(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v45i3.4061

Edição

Seção

Tecnologia, inovação e infraestrutura de informação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)