Tecnologia da informação, sistemas de informação e informação como utilidade pública

Autores

  • Tefko Saracevic

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v3i1.41

Palavras-chave:

Tecnologia da informação

Resumo

Para resolver os modernos problemas da informação muitos tipos de sistemas de informação evoluíram utilizando uma tecnologia da informação correspondente. Entretanto, a julgar por suas reações, parece que o problema dos usuários em obter infor-mação relevante não foi aliviado de maneira significativa, e, pior ainda, parece que muitas soluções baseadas na nova tecnologia da informação resultaram em novas barreiras, impondo novos níveis de complexidade e dificuldade para o usuário. Uma nova orientação dos sistemas de informação para os usuários parece ser necessária. Uma solução é considerar os sistemas de informação como um tipo de empresa de utilidade pública. "Utilidade pública" pode fornecer uma estrutura conceitual em torno da qual alguns sistemas de informação podem ser organizados, minimizando alguns problemas da informação. Este trabalho originou-se de um estudo intitulado Projeto INFUT (INFormation UTility) que procura investigar as condições em que vários sistemas e fontes de informação podem ser encarados como utilidade pública. Os seguintes tópicos são focalizados com detalhe: — características e propriedades de serviços de utilidade pública a partir das quais podemos derivar características e propriedades da informação como utilidade pública; — propriedades da informação e de sistemas de informação que podem afetar o desenvolvimento da informação como utilidade pública; — propriedades da tecnologia e da tecnologia da informação particularmente as que devem ser consideradas no desenvolvimento de serviços de informação de utilidade pública; — tentativas para especificar as propriedades dos serviços de informação como utilidade pública.

Abstract

To resolve the modern information problems many types of information systems evolved with corresponding uses of information technology. However, from many user reactions it seems that the user's problem in getting relevant information has not been significantly alleviated and even worse, it seems that many solutions based in the new information technology resulted in new barriers, imposing new leveis of complexity and difficultv for the user. A reorientation of information systems toward users seems to be in order. One approach is to consider information systems as a utility type of enterprise. Utilities may provide a conceptual framework around which some information systems may be organized and some information problems may be alleviated. This paper is derived from a study named Project INPUT (INFormation UTility) which is attempting to uncover conditions under which a wide variety of information sources and systems could be considered as a utility. The following areas are discussed in detail: — the characteristics and properties of public utilities from which we can start discussing characteristics and properties of information utilities. — the properties of information and information systems that will affect the development of information utilities. — the properties of technology in general and information technology in particular that should be taken into account in the development of information utilities. — the attempts to specify properties of information utilities.

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Biografia do autor

Tefko Saracevic

School of Library Science, Complex Systems Institute Case Western Reserve University Cleveland, Ohio

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Como citar

Saracevic, T. (1974). Tecnologia da informação, sistemas de informação e informação como utilidade pública. Ciência Da Informação, 3(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v3i1.41

Edição

Seção

Artigos

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