Atuação do Sistema Embrapa de Bibliotecas e a gestão da informação científica e tecnológica: alguns aportes

Selma Lúcia Lira Beltrão, Alessandra Rodrigues da Silva, Jeane de Oliveira Dantas, Rosângela Galon Arruda

Resumo


O objetivo deste artigo foi compartilhar parte da experiência do Sistema Embrapa de Bibliotecas (SEB), formado pelas 43 bibliotecas da Empresa durante os mais de 40 anos de existência da Embrapa, no âmbito da gestão da informação científica e tecnológica. O objetivo do SEB, desde sua concepção, é a de organização em rede para melhor atender aos usuários. A adaptação dos serviços prestados pelas bibliotecas, desde o advento da internet, e o desenvolvimento e a atualização periódica de repositórios de acesso aberto à informação científica e tecnológica são alguns dos exemplos relatados neste trabalho sobre a evolução pela qual passou o SEB nas últimas décadas, assim como os desafios, enfrentados pelo conjunto das bibliotecas da Embrapa, ante um futuro em que o fortalecimento dos acervos digitais, o uso e a análise das métricas informacionais e o estímulo à autonomia dos usuários são cada vez mais imperativos. 


Palavras-chave


Bibliotecas especializadas; Sistemas de informação; Serviços de informação; Informação agropecuária

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Selma Lúcia Lira Beltrão, Alessandra Rodrigues da Silva, Jeane de Oliveira Dantas, Rosângela Galon Arruda

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.