Modelo de avaliação da gestão para uma biblioteca pública

Autores

  • Noeli Viapiana UDESC
  • Alice Carneiro de Castro UDESC
  • Márcia Silveira Kroeff UDESC
  • Mário Cesar Barreto de Moraes UDESC

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v47i3.4168

Palavras-chave:

Biblioteca Pública, Avaliação, Gestão da qualidade, GESPÚBLICA

Resumo

O presente trabalho se propõe a desenvolver e a validar um modelo de avaliação da gestão para uma Biblioteca Pública Estadual brasileira (aqui denominada ‘BP/X’), com vistas a analisar a possibilidade de mensurar a qualidade nessa organização. Tal modelo baseia-se nos critérios do MEGP (Modelo de Excelência de Gestão Pública) do GESPÚBLICA (Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização) e alinha-se aos indicadores da norma ISO (Organização Internacional para Padronização) 11620:2014. O resultado global da avaliação aponta que a BP/X apresenta condições de utilizar a ferramenta desenvolvida, uma vez que ela se aplica a todos os setores da instituição e desperta o senso gerencial para melhorias na gestão. A realização de testes para analisar a aplicabilidade desse modelo de mensuração de qualidade a partir da GESPÚBLICA permite inferir que modelo proposto pode ser aplicado em outras bibliotecas de distintos portes e de outras esferas públicas, com vistas a consolidar a ferramenta desenvolvida e a aprimorar suas respectivas gestões

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Noeli Viapiana, UDESC

Mestrado profissional em Gestão de Unidades de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) - SC - Brasil.

Alice Carneiro de Castro, UDESC

Doutoranda em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) - Florianópolis, SC - Brasil. Mestrado profissional em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) - Brasil. Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) - Brasil. Professora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) - SC - Brasil.

Márcia Silveira Kroeff, UDESC

Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - SC - Brasil. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo, SP - Brasil. Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) - Florianópolis, SC - Brasil. Coordenadora da Editora Universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) - Brasil.

Mário Cesar Barreto de Moraes, UDESC

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. 

Docente do no Programa de Pós-graduação em Administração do Centro de Ciências da Administração e Economia da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGA/ESAG/UDESC). Florianópolis, SC, Brasil.

Referências

BERGUE, S. Gestão de Pessoas em Organizações Públicas. Caxias do Sul, RS: Educs, 2010.

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA. Documento Referência. Brasília, 2007.

_________ Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Programa GESPÚBLICA: instrumento para avaliação da gestão pública. Brasília, 2005.

CUNHA, Vanda A. et al. Biblioteca pública, desafios, perspectivas e (des)caminhos na inclusão digital. In: CINFORM. ENCONTRO NACIONAL DE CIENCIA DA INFORMACAO, 6, 14-17, jun., 2005, Salvador. Anais do VI CINFORM. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2005.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5.ed. São Paulo: Átlas, 2010.

INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 11620: Information and documentation - Library performance indicators. Geneva: Iso, 2014.

MANIFESTO DA IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas, 1994. Disponível em: http://archive.ifla.org/VII/s8/unesco/port.htm. Acesso em: 15 fev. 2016.

SUAIDEN, Emir José. Biblioteca pública e informação a comunidade. São Paulo: Global, 2000.

UNESCO. Manifesto da IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas 1994. Disponível em: < http://archive.ifla.org/VII/s8/unesco/port.htm>. Acesso em: 25 mar. 2016.

VALLS, Valéria Martin; VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. A Gestão da Qualidade em Serviços de Informação no Brasil: uma revisão de literatura, de 1997 a 2006. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 11, n. 1, 2006.

VERGUEIRO, Waldomiro. O olhar do cliente como fator de qualidade para a gestão de bibliotecas universitárias: estudos de caso em instituições Rev. ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v.10, n.1, p.131-144 144, jan./dez.,2005brasileiras. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA EDOCUMENTAÇÃO, 19. Porto Alegre, 2000. Anais...Porto Alegre:Federação Brasileira das Associações de Bibliotecários, 2000. 1 CD-ROM

VERGUEIRO, Waldomiro; CARVALHO, Telma de. Gestão da Qualidade em bibliotecas universitárias brasileiras: um enfoque na certificação. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 12., 2002, Recife. Anais... Recife: SNBU, 2002, Não paginado (CD-ROM).

VERGUEIRO, Waldomiro; CARVALHO, Telma de. Definição de indicadores de qualidade: a visão dos administradores e clientes de bibliotecas universitárias. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 27 - 40, jan./jun.2001.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

21/12/2018

Como citar

Viapiana, N., Castro, A. C. de, Kroeff, M. S., & Barreto de Moraes, M. C. (2018). Modelo de avaliação da gestão para uma biblioteca pública. Ciência Da Informação, 47(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v47i3.4168

Edição

Seção

Artigos