Análise espacial no processo de inteligência competitiva como estratégia para a construção de produtos e serviços de inteligência voltados às organizações

Autores

  • Carlos Francisco Bitencourt Jorge Universidade de Marília (UNIMAR) / Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) http://orcid.org/0000-0002-5338-1498
  • Agnes Silva de Araujo Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i1.4287

Palavras-chave:

Inteligência competitiva, Ciência da informação, Geografia aplicada geoinformação, Análise espacial

Resumo

A inteligência competitiva (IC) consiste em um processo responsável por contribui para a análise estratégica das organizações em ambientes caracterizados por intensa e dinâmica competição. Sob esse viés, a presente pesquisa visa analisar e compreender o uso da análise espacial (AE) como estratégia no processo de IC. Foi realizado levantamento bibliográfico na Base de Dados em Ciência da Informação (Brapci), e com isso constatou-se pequena quantidade de publicações da área de ciência da informação (CI) que utilizam a geografia aplicada (GA), em especial da AE no contexto do processo de IC. A pesquisa apontou três diferentes organizações como exemplos de aplicação do processo de IC simultaneamente à análise espacial. Após o levantamento, foi construída uma relação inicial de maneira estruturada entre o ciclo de inteligência e a análise espacial, tornando assim este um importante ponto de partida para futuras pesquisas da área de CI que pretendam abordar a GA, em especial o processo de IC e a AE de maneira integrada.

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Biografia do autor

Carlos Francisco Bitencourt Jorge, Universidade de Marília (UNIMAR) / Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Pós-Doutorando pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – SP - Brasil. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Brasil, com período sanduíche em Westminster College Of Salt Lake City - Estados Unidos. Professor da Universidade de Marília (Unimar) - Marília, SP - Brasil.

Agnes Silva de Araujo, Universidade de São Paulo (USP)

Doutoranda em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP) – SP – Brasil, com período sanduíche em University of London - Inglaterra. Mestre em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP) – SP – Brasil.

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Publicado

03/05/2019

Como citar

Jorge, C. F. B., & Araujo, A. S. de. (2019). Análise espacial no processo de inteligência competitiva como estratégia para a construção de produtos e serviços de inteligência voltados às organizações. Ciência Da Informação, 48(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i1.4287

Edição

Seção

Revisão de Literatura