A formação de recursos humanos para otimizar a indústria da produção de conhecimento no Brasil

Autores

  • Aldo de Albuquerque Barreto Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia , Unidade de Ensino e

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v46i3.4406

Resumo

A indústria da informação no Brasil tem produzido estoques de informação organizados e controlados para uso imediato ou futuro. Contido, os estoques em si são estáticos e não produzem conhecimentos. A única indústria que toma possível produzir conhecimento é a indústria da transferência da informação a qual propicia o acesso, o uso e a assimilação da informação. A indústria da informação é orientada por uma racionalidade técnica onde a quantificação, a eficácia e a produtividade constituem seu principal paradigma. A indústria da transferência da informação ê orientada por uma racionalidade contextual onde diversos segmentos sociais possam ter acesso, uso e transformar a informação em conhecimento. A formação de recursos humanos para a área de Ciência da Informação deve ser pensada e projetada, levando-se em conta o antagonismo existente na racionalidade das duas indústrias.

 http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/331

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Aldo de Albuquerque Barreto, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia , Unidade de Ensino e

Economista, doutor em Ciência da Informação pela The City University, Inglaterra. Pesquisador titular do CNPq/lBICT. Professor e coordenador da Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro, RJ – Brasil.

Downloads

Publicado

18/03/2019

Como citar

Barreto, A. de A. (2019). A formação de recursos humanos para otimizar a indústria da produção de conhecimento no Brasil. Ciência Da Informação, 46(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v46i3.4406

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>