Epistemologia da Arquivologia: fundamentos e tendências contemporâneas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v47i1.4425

Palavras-chave:

Arquivologia, Epistemologia da Arquivologia, Fundamentos da Arquivologia

Resumo

Neste texto são buscados os fundamentos a partir dos quais a Arquivologia se constituiu e se constitui como disciplina científica. Identifica-se, assim, um primeiro modelo, positivista e redutor, consolidado no final do século XIX. A seguir, são apresentadas diversas contribuições desenvolvidas ao longo do século XX, que recolocaram noções e problemáticas do campo. Por fim, apresentam-se as tendências contemporâneas, que privilegiam modelos relacionados com a complexidade dos fenômenos arquivísticos, com a inter-relação de seus elementos constituintes e com sua vinculação a contextos sociohistóricos específicos.

 

http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1394

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Carlos Alberto Ávila Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação.

Pós-Doutorado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

26/03/2019

Como citar

Araújo, C. A. Ávila. (2019). Epistemologia da Arquivologia: fundamentos e tendências contemporâneas. Ciência Da Informação, 47(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v47i1.4425

Edição

Seção

Artigos | Principais questões de pesquisa publicadas na revista <em>Ciência da Informação</em>