Relações bibliométricas entre a frente de pesquisa (research front) e revisões da literatura: estudo aplicado à ciência da informação

Gilda Maria Braga

Resumo


Entre as leis que contribuíram para o desenvolvimento da Ciência da Informação estão as grupadas pelo termo Bibliometria e que indicam o tratamento quantitativo da informação; entre as pesquisas bibliométricas estão as relacionadas ao estudo de citações bibliográficas, que possuem padrões de comportamento, obedecendo a determinadas leis. O desenvolvimento dos índices de citações deu a estas novas dimensões, e destaque. Solla Price vem investigando, há mais de 10 anos, o comportamento, a distribuição e a incidência de citações em artigos de periódicos, tendo consta- tado a existência de uma ativa Frente de Pesquisa (Research Front), gerada por uma pequena e seletiva parte da literatura recente, e constituída dos documentos mais citados na literatura de determinada área. As revisões da literatura (reviews) tem a finalidade de reunir todos os documentos significativos de um campo do conhecimento, examinando e avaliando estes documentos em função de suas contribuições ao campo a que pertencem. A seguinte hipótese foi levantada: em determinado campo do conhecimento, os documentos citados nas revisões da literatura e os documentos citados na Frente de Pesquisa coincidem. O grau de coin- cidência é maior entre os documentos mais citados em ambos os conjuntos — revisões da literature e Frente de Pesquisa. Os dois Conjuntos de fontes utilizadas, revisões da literatura (R) e artigos de periódicos (P), no campo da Ciência da Informação, foram analisados no período 1966-1970. Os dados obtidos no Conjunto R englobam 7350 citações e no Conjunto P, 24010. As Frentes de Pesquisa dos Conjuntos P e R foram estabelecidas em termos de autores; apenas as citações a artigos de periódicos e publicadas no período 1966-1970 foram consideradas para respectivas derivações. As duas Frentes de Pesquisa incluem um total de 357 autores, sendo 178 do Conjunto R e 179 do Conjunto P. Foram encontrados 68 autores comuns, levando às seguintes, entre outras conclusões: o grau de coincidência entre as duas Frentes de Pesquisa é pequeno; o grau de coincidência é maior entre os autores mais citados em ambos os Conjuntos; a importância das citações requer a mo- dificação da atual maneira de citar — em vez de ordenadas em ordem alfabética, no final dos textos, as citações deveriam ser ordenadas segundo os graus de relevância e correlação que existem entre elas e os documentos citantes.

 

http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/20


Texto completo:

PDF (Resumo)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Gilda Maria Braga

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.