Inteligência competitiva e suas conexões epistemológicas com gestão da informação e do conhecimento

Autores

  • Ethel Airton Capuano Universidade de Brasília
  • Julio Casaes
  • Julio Reis da Costa
  • Magda Sifuentes de Jesus
  • Marco Antonio Machado

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v47i1.4434

Palavras-chave:

Inteligência competitiva, Inteligência estratégica, Gestão da informação, Gestão do conhecimento, Inteligência artificial, Business intelligence, Aprendizado organizacional, Gestão do capital intelectual, Gestão do capital humano, Inteligência organizacio

Resumo

O artigo apresenta uma revisão de literatura mostrando o estado-da-arte conceitual na disciplina corporativa denominada inteligência competitiva (IC), sob um ponto de vista da ciência da informação (CI), explorando desenvolvimentos e experiências recentes. Embora já presente nas sociedades da Antiguidade, objeto de estudo de soberanos, pensadores e guerreiros, a inteligência competitiva (IC), inspirada nas atividades de inteligência militar, constitui tema bastante atual no mundo corporativo contemporâneo de competição global, com renovado interesse no mercado e na academia. Como o tema apresenta evidentes conexões epistemológicas com gestão da informação (GI) e gestão do conhecimento (GC), o texto busca mostrar como isso ocorre e as relações de causa e efeito entre as várias camadas de atividades vinculadas ao desenvolvimento de inteligência para tomada de decisão nas organizações inspirado no framework de Liebowitz (2006) baseado numa estrutura de cebola. Conceitos correlatos são também explorados, como o próprio conceito de GC, numa praxis composta de disciplinas corporativas conhecidas como aprendizado organizacional, gestão do capital intelectual ou capital humano e inteligência organizacional. Conceitos novos correlatos à inteligência competitiva são acrescentados ao conjunto intelligentsia galore de Liebowitz (2006), como capital estrutural, capital de clientela, capital competitivo e inteligência estratégica (IE).

 

http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1242

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Ethel Airton Capuano, Universidade de Brasília

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Coordenador-Geral de Políticas de Desempenho e Desenvolvimento de Pessoas do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - Brasil.

Julio Casaes

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - SC - Brasil. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) - DF - Brasil. Consultor de Projetos do Escritório de Prestação de Serviços em Informação Ltda (Espresi) - Brasil.

Julio Reis da Costa

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – SC - Brasil.

Magda Sifuentes de Jesus

Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Gerente Executivo da Caixa Econômica Federal (Caixa) - Brasília, DF - Brasil.

Marco Antonio Machado

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Professor da Uni-Anhanguera (Anhanguera) - Taguatinga - DF - Brasil.

Downloads

Publicado

26/03/2019

Como citar

Capuano, E. A., Casaes, J., Costa, J. R. da, Jesus, M. S. de, & Machado, M. A. (2019). Inteligência competitiva e suas conexões epistemológicas com gestão da informação e do conhecimento. Ciência Da Informação, 47(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v47i1.4434

Edição

Seção

Artigos | Principais questões de pesquisa publicadas na revista <em>Ciência da Informação</em>

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.