A organização de conceitos para recuperação da informação

Suman Datta

Resumo


Os princípios requeridos para uma Classificação geral e métodos a serem aplicados em indexação pré-coordenada foram examinados e baseados na evidência psicológica da natureza do conhecimento.Um esquema compatível a ambos foi delineado. Para tanto sentiu-se a necessidade de uma divisão primária em tipos de conceitos básicos, a subdivisão destes em várias colunas paralelas, o arranjo de termos ou conceitos em cada coluna, em diferentes níveis de complexidade, a representação de classes genéricas em qualquer nível, e uma apresentação em separado de tipos mais complexos de conceitos ou termos que são heterogêneos em relação aos tipos de conceitos básicos. Estas diferentes linhas de desenvolvimento de conceitos podem ser representadas por diferentes direções em um diagrama multidimensional. As diferentes dimensões apresentam as relações fundamentais entre conceitos. Outras relações menos fundamentais, portanto não incorporadas, podem ser introduzidas em forma de símbolos entre conceitos expressando relações explícitas. Esse esquema que pode ser melhor denominado "organização de conceitos", ao invés de classificação, é particularmente valioso em recuperação da informação.

 

http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/88


Texto completo:

PDF (Resumo)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Gislaine Russo de Moraes Brito

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.