Análise de modelos de implantação da gestão do conhecimento para uma incubadora de empresas

Autores

  • Ieda Pelogia Martins Damian Universidade de São Paulo (USP) – SP - Brasil. Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Unesp) - Marília, SP- Brasil.
  • Flávia Helena Barioni Zancheta Universidade de São Paulo
  • Reinaldo Tsuyoshi Igarashi Fundação Educacional de Ituverava (FEI) – MG - Brasil. Supera - Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e do Supera Parque de Inovação e Tecnologia - Ribeirão Preto, SP - Brasil.
  • Dalton Siqueira Pitta Marques Supera Parque de Inovação e Tecnologia - Ribeirão Preto, SP - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4657

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Modelos de implantação, Incubadora de empresas, Administração pública

Resumo

O conhecimento vem ocupando posição de destaque tanto no contexto organizacional quanto no contexto acadêmico, com destaque para a área da ciência da informação. Para que as organizações possam usufruir dos benefícios advindos do conhecimento, é necessário que ele seja gerido adequadamente. Para tanto, existem na literatura modelos para a implantação da gestão do conhecimento, porém a maioria dos modelos é voltada para empresas privadas de grande porte. Diante desse cenário, esta pesquisa tem como objetivo analisar qual o modelo mais adequado para a implantação da gestão do conhecimento para uma incubadora de empresas do setor público. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre os principais modelos de implantação da gestão do conhecimento para que suas características, seus componentes e suas metodologias pudessem ser avaliados. De acordo com os resultados encontrados, foi possível verificar que as características que diferenciam as organizações públicas das organizações privadas influenciam na escolha do modelo mais adequado para a implantação da gestão do conhecimento. A pesquisa conclui que o modelo mais adequado para a implantação da gestão do conhecimento para incubadora de empresas pesquisada que pertence ao setor público é o Modelo de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Ieda Pelogia Martins Damian, Universidade de São Paulo (USP) – SP - Brasil. Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Unesp) - Marília, SP- Brasil.

Doutora em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (USP) – SP - Brasil. Professora da Universidade de São Paulo (USP) - Ribeirão Preto, SP - Brasil. Professora da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Unesp) - Marília, SP - Brasil.

Flávia Helena Barioni Zancheta, Universidade de São Paulo

Graduanda em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP) - Ribeirão Preto, SP - Brasil.

Reinaldo Tsuyoshi Igarashi, Fundação Educacional de Ituverava (FEI) – MG - Brasil. Supera - Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e do Supera Parque de Inovação e Tecnologia - Ribeirão Preto, SP - Brasil.

Mestre em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (USP) - Ribeirão Preto, SP - Brasil. Professor da Fundação Educacional de Ituverava (FEI) – MG - Brasil. Consultor da Supera - Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e do Supera Parque de Inovação e Tecnologia - Ribeirão Preto, SP - Brasil.

Dalton Siqueira Pitta Marques, Supera Parque de Inovação e Tecnologia - Ribeirão Preto, SP - Brasil.

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - São Carlos, SP - Brasil. Gerente de Desenvolvimento do Supera Parque de Inovação e Tecnologia - Ribeirão Preto, SP - Brasil.

Downloads

Publicado

18/10/2019

Como citar

Damian, I. P. M., Zancheta, F. H. B., Igarashi, R. T., & Marques, D. S. P. (2019). Análise de modelos de implantação da gestão do conhecimento para uma incubadora de empresas. Ciência Da Informação, 48(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4657

Edição

Seção

Artigos