Auditoria e gestão da informação e do conhecimento: interações e perspectivas teórico-práticas

  • Andréa Vasconcelos Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciência da Informação.
Palavras-chave: Auditoria de ativos de informação, Auditoria da informação, Gestão da informação e do conhecimento

Resumo

A auditoria de ativos de informação possibilita ações de consultoria fundamentadas em um processo sistemático e profundo de avaliação de unidades, serviços, processos, fluxos e recursos de informação e de conhecimento, considerando suas inter-relações com o contexto organizacional em que se inserem. Por contribuir para a eficácia e a eficiência dos aspectos e contextos auditados, caracteriza-se como uma ferramenta fundamental para planejar, avaliar e aperfeiçoar os processos de gestão da informação e do conhecimento. Entretanto, percebe-se o desconhecimento do processo de auditoria e de seus benefícios no âmbito teórico e prático da gestão da informação e do conhecimento. Diante disto, objetiva-se analisar as contribuições da auditoria de ativos de informação para a gestão da informação e do conhecimento. Para tanto, são abordadas as interações entre ambos, considerando tanto seu surgimento em paralelo, quanto os aspectos de definem sua complementaridade. Ademais, caracteriza-se a auditoria no geral e a auditoria de ativos de informação em particular, contemplando tipologia, métodos e benefícios da aplicação desta no âmbito da gestão da informação e do conhecimento. Por fim, apresentam-se algumas perspectivas teórico-práticas da aplicação da auditoria de ativos de informação à gestão da informação e do conhecimento e sugerem-se alguns temas para pesquisas futuras nesse âmbito.

Biografia do Autor

Andréa Vasconcelos Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciência da Informação.
Doutora em Sistemas de Información y Documentación pela Universidad de Zaragoza (UNIZAR) - Espanha. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Biblioteconomia (UFRN) - Natal, RN – Brasil.
Publicado
06/09/2019
Como Citar
CarvalhoA. V. (2019). Auditoria e gestão da informação e do conhecimento: interações e perspectivas teórico-práticas. Ciência Da Informação, 48(2). Recuperado de http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4693