Considerações sobre a classificação e descrição de documentos de arquivo no contexto do ambiente tecnológico e social

Autores

  • Renato Tarciso Barbosa de Sousa Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação.
  • Rogério Henrique de Araújo Júnior Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação.

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i2.4694

Palavras-chave:

Representação da informação, Classificação de documentos de arquivo, Descrição de documentos de arquivo, Acesso à informação.

Resumo

Existe na arquivologia certo distanciamento entre suas formulações teóricas e as realizações práticas. Uma delas é a que vincula as funções arquivísticas a uma idade específica do ciclo de vida dos documentos. A prática dessa compartimentação não tem na literatura um aporte teórico. No mundo do documento físico, isso não fez parte de um debate central. O ambiente digital, a legalização do acesso à informação e os novos comportamentos informacionais provocaram um impacto importante em relação à aplicação de determinada função em uma idade documental específica. Alguns autores entendem que as funções arquivísticas, para atender o novo contexto e as novas demandas, precisam ser desenvolvidas durante o contínuo da vida do documento. O tema deste trabalho são as funções arquivísticas classificação e descrição. O objetivo do artigo é entender como trabalhar com a questão da representação da informação (classificação e descrição) nesse ambiente transformado. O resultado encontrado deu-se por meio de ampla revisão de literatura e da observação resultante de projetos de pesquisa junto a órgãos da administração pública federal, em Brasília. Considera-se muito difícil e limitado trabalhar com essas funções sem romper as barreiras impostas pelas idades documentais. A classificação e a descrição, para atingir seus objetivos, precisam ser realizadas durante todo o contínuo da vida documento de arquivo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Renato Tarciso Barbosa de Sousa, Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação.

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) - SP - Brasil. Professor da Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil.

Rogério Henrique de Araújo Júnior, Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação.

Doutor em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Professor da Universidade de Brasília (UnB) - DF - Brasil.

Downloads

Publicado

06/09/2019

Como citar

Sousa, R. T. B. de, & Araújo Júnior, R. H. de. (2019). Considerações sobre a classificação e descrição de documentos de arquivo no contexto do ambiente tecnológico e social. Ciência Da Informação, 48(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i2.4694