O papel das tecnologias da informação e comunicação na atual sociedade

Autores

  • Rodrigo Hipólito Roza Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i1.4755

Palavras-chave:

Tecnologia da informação e comunicação, Sociedade da informação, Sociedade do conhecimento.

Resumo

Este estudo aborda o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na atual sociedade. Para tanto, realiza uma revisão da literatura científica sobre a sociedade da informação e as TICs, com especial atenção à relação entre elas. Prioriza uma abordagem interdisciplinar sobre a temática, com ênfase nos aspectos humanos e sociais envolvidos, em consonância com a perspectiva da Ciência da Informação. Deste modo, refuta as visões de determinismo tecnológico e evolucionismo associados ao papel da TICs na organização social, bem como aponta que os recursos tecnológicos estão na base das transformações observadas na sociedade da informação, não sendo, contudo, os únicos responsáveis por tais transformações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Rodrigo Hipólito Roza, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pós-doutorado pela Universidade São Francisco (USF), Campinas, São Paulo, Brasil. Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Campinas, São Paulo, Brasil. Professor do Centro de Economia e Administração da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Campinas, São Paulo, Brasil.

Referências

ALBERTIN, A. L. Comércio eletrônico. São Paulo: Atlas, 2010.

ALMEIDA, M. A. A produção social do conhecimento na sociedade da informação. Informação & Sociedade: Estudos, v. 19, n. 1, p. 11-18, 2009.

ALONSO, C. M.; GALLEGO, D. J. Tecnologías de la información y la comunicación. Revista de educación, v. 329, n. 181-205, 2002.

BARRETO, A. A. Padrões de assimilação da informação: a transferência da informação visando a geração de conhecimento. In: RODRIGUES, G, M.; LOPES, I. L. (Orgs.). Organizando a representação do conhecimento na perspectiva da ciência da informação. Brasília: Thesaurus, 2003, p. 56-99.

BEDIN, E.; BARWALDT, R. Tecnologia da informação e comunicação no contexto escolar: interações à luz da sustentabilidade ambiental no viés das redes sociais. Novas Tecnologias na Educação, v. 12, n. 1, p. 1-10, 2014.

BERTALANFFY, L. V. General system theory: Foundations, development, applications. New York: Braziller, 1968.

BUCKLAND, M. K. Information and information systems. New York: Praeguer, 1991.

CALLADO, A. A. C.; CALLADO, A. L. C.; ALMEIDA, M. A. Práticas de governança corporativa: uma investigação no âmbito de empresas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Gestão Contemporânea, v. 14, p. 201-222, 2013.

CAPURRO, R.; HJORLAND, B. O conceito de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 1, p. 148-207, 2007.

CASTELLS, M. A Sociedade em Rede: do Conhecimento à Política. In: CASTELLS, M.; CARDOSO, G. (Orgs.). A Sociedade em Rede: Do Conhecimento à Acção Política. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2005, p. 17-30.

CASTELLS, M. The rise of the network society: The information age: Economy, society, and culture. Oxford: Wiley-Blackwell, 2010.

CEZAR, K. G.; SUAIDEN, E. J. O impacto da sociedade da informação no processo de desenvolvimento. Informação & Sociedade: Estudos, v. 27, n. 3, p. 19-29, 2017.

CHAFFEY, D. Gestão de e-business e e-commerce: estratégia, implementação e prática. 5 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

CHEN, M.; MAO, S.; LIU, Y. Big data: A survey. Mobile networks and applications, v. 19, n. 2, p. 171-209, 2014.

COLL, C.; MONEREO, C. Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: COLL, C.; MONEREO, C. (Orgs.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da Informação e da Comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 15-46.

COUTINHO, C. P.; LISBÔA, E. S. Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI. Revista de Educação, v. 18, n. 1, p.5-22, 2011.

DEBORAH, L. J.; BASKARAN, R.; KANNAN, A. Learning styles assessment and theoretical origin in an E-learning scenario: a survey. Artificial Intelligence Review, v. 42, n. 4, p. 801-819, 2014.

FREIRE, G. H. D. A. Ciência da Informação: temática, histórias e fundamentos. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v, 11, n. 1, p. 6-19, 2006.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

GUBBI, J. et al. Internet of Things (IoT): A vision, architectural elements, and future directions. Future generation computer systems, v. 29, n. 7, p. 1645-1660, 2013.

HASHEM, I. et al. The rise of “big data” on cloud computing: Review and open research issues. Information systems, v. 47, p. 98-115, 2015.

HEYLIGHEN, F.; LENARTOWICZ, M. The Global Brain as a model of the future information society: An introduction to the special issue. Technological Forecasting & Social Change, 2017.

LASTRES, H. M. M. Informação e conhecimento na nova ordem mundial. Ciência da informação, v. 28, n. 1, p. 72-78, 1999.

LASTRES, H. M. M.; CASSIOLATO, J. E. Novas políticas na era do conhecimento: o foco em arranjos produtivos e inovativos locais. Parcerias estratégicas, v. 8, n. 17, p. 5-30, 2010.

LE COADIC, Y. F. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 1996.

LEE, I.; LEE, K. The Internet of Things (IoT): Applications, investments, and challenges for enterprises. Business Horizons, v. 58, n. 4, p. 431-440, 2015.

LEGEY, L.; ALBAGLI, S. Construindo a sociedade da informação no Brasil: uma nova agenda. DataGramaZero – Revista de Ciência da Informação, v. 1, n. 5, 2000.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010.

MANSELL, R.; TREMBLAY, G. Renewing the knowledge societies vision for peace and sustainable development. Paris: UNESCO, 2013.

MATTOS, C. A. D.; MAINARDES, E. W. Empresas de tecnologia de informação e comunicação: processos de desenvolvimento de novos serviços. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v. 4, n. 2, p. 85-104, 2017.

MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração. São Paulo: Atlas, 2000.

MEIRELLES, F. S.; LONGO, L. Adoção de plataforma estratégica de tecnologia de informação e comunicação: análise baseada no modelo UTAUT. Revista da FAE, v. 17, n. 1, p. 110-125, 2015.

MELL, P.; GRANCE, T. The NIST definition of cloud computing. National Institute of Standards and Technology, 2011.

NAVIMIPOUR, N. J.; ZAREIE, B. A model for assessing the impact of e-learning systems on employees’ satisfaction. Computers in Human Behavior, v. 53, p. 475-485, 2015.

PINHO, J. A. G. Sociedade da informação, capitalismo e sociedade civil: reflexões sobre política, internet e democracia na realidade brasileira. Revista de Administração de empresas, v.51, n.1, p.98-106, 2011.

POZO, J. I. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. Pátio: Revista Pedagógica, n.31, p.8-11, 2004.

REZENDE, D. A. Engenharia de software e sistemas de informação. Rio de Janeiro: Brasport, 2005.

ROBREDO, J. Da ciência da informação revisitada aos sistemas humanos de informação. Brasília: Thesaurus Editora, 2003.

ROZA, R. H. Ciência da informação, tecnologia e sociedade. Biblos, v. 32, n. 2, p. 177-190, 2018.

ROZA, R. H. Revolução informacional e os avanços tecnológicos da informática e das telecomunicações. Ciência da Informação em Revista, v. 4, n. 3, p. 03-11, 2017.

ROZA, R. H.; SANTOS, R. N. M. Produção e disseminação de informação em um centro de pesquisa de referência na América Latina. Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud, v. 29, n. 3, 2018.

ROZA, R. H.; WECHSLER, S. M. O uso das tecnologias da informação e comunicação por estudantes universitários de Administração. Competência – Revista da Educação Superior do Senac-RS, v. 10, n. 2, p. 1-7, 2017.

RUSSELL, S.; NORVIG, P. Inteligência Artificial. Rio de Janeiro: Campus, 2013.

SARACEVIC, T. Interdisciplinary nature of information science. Ciência da Informação, v. 24, n. 1, p. 36-41, 1995.

SHANNON, C. E.; WEAVER, W. A teoria matemática da comunicação. São Paulo: Difel, 1975.

SILVA, E. L.; CAFÉ, L.; CATAPAN, A. H. Os objetos educacionais, os metadados e os repositórios na sociedade da informação. Ciência da Informação, v. 39, n. 3, p. 93-104, 2010.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis. Laboratório de Ensino à Distância da UFSC, 2000.

SOUZA, A. M. As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na educação para todos. Educação em Foco, p. 349-366, 2015.

SOUZA, E. G. Sociedade da informação e reestruturação produtiva: crítica à dimensão utilitarista do conhecimento. Transinformação, v. 23, n. 3, p. 219-226, 2011.

STEVENSON COMMITTEE. Information and communications technology in UK schools: An independent enquiry (The Stevenson Report). 1997.

SUAIDEN, E.; LEITE, C. Dimensão social do conhecimento. In: TARAPANOFF, K. (Org.). Inteligência, informação e conhecimento. Brasília: Unesco; Ibict, p. 99-114, 2006.

TAKAHASHI, T. (Org.). Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.

TURBAN, E.; KING, D. Comércio eletrônico: estratégia e gestão. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.

UNESCO. Towards knowledge societies. Paris: Unesco, 2005.

WERTHEIN, J. A sociedade da informação e seus desafios. Ciência da informação, v. 29, n. 2, p. 71-77, 2000.

Downloads

Publicado

07/01/2020

Como citar

Roza, R. H. (2020). O papel das tecnologias da informação e comunicação na atual sociedade. Ciência Da Informação, 49(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i1.4755

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.