Gestão da informação e ciência da informação: elementos para um debate necessário

Autores

  • William Barbosa Vianna Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Cristina Vieira de Freitas Universidade de Coimbra (UC) - Portugal. http://orcid.org/0000-0002-8849-8792

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i2.4800

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Gestão da informação, Epistemologia, Disciplinaridade, Interdisciplinaridade, Brasil-Portugal

Resumo

Este estudo contribui para o desenvolvimento do debate (inter) disciplinar sobre o tema “gestão da informação”, a partir do resgate de autores, abordagens e constructos capazes de subsidiar o aprofundamento desta temática no campo da ciência da informação. Metodologicamente, trata-se de um ensaio baseado em coleta de dados bibliográficos e justifica-se pela relevância dos processos de colaboração e de internacionalização técnico-científica, que dependem de consensos e do uso adequado dos conceitos em dado campo ou área acadêmica. Neste ensaio, apresentam-se as definições e as demarcações teóricas que balizam a discussão e o diálogo em torno do tema abordado, mediados por um pesquisador que experimenta a realidade brasileira e por uma pesquisadora que vivencia a realidade portuguesa. As definições e demarcações foram mapeadas em bases de dados que indexam a literatura científica de ciência da informação e de gestão da informação, no âmbito nacional e internacional. Os resultados apontam para o levantamento de um conjunto de elementos fundamentais para o uso de uma abordagem integrada do assunto, muito possivelmente no contexto do paradigma sistêmico, e para a necessidade de realizar estudos futuros em bases de dados luso-brasileiras, com vista ao cotejo dos elementos identificados neste ensaio com os dados empíricos recolhidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

William Barbosa Vianna, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – SC - Brasil. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Brasil.

Maria Cristina Vieira de Freitas, Universidade de Coimbra (UC) - Portugal.

Doutora em Biblioteconomia e Documentação pela Universidad de Salamanca (USAL) - Espanha. Professora da Universidade de Coimbra (UC) - Portugal.

Downloads

Publicado

06/09/2019

Como citar

Vianna, W. B., & Freitas, M. C. V. de. (2019). Gestão da informação e ciência da informação: elementos para um debate necessário. Ciência Da Informação, 48(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i2.4800