Impacto de intervenções na qualidade dos serviços de uma biblioteca universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i1.4809

Palavras-chave:

Qualidade em serviços, Avaliação da qualidade em serviços, Bibliotecas, Estudo longitudinal

Resumo

Os serviços prestados por uma biblioteca precisam ser geridos ao longo do tempo considerando a multidimensionalidade da qualidade em serviços. Este estudo longitudinal investiga o impacto das intervenções realizadas entre 2013 e 2017 em uma biblioteca universitária sobre as dimensões da qualidade em serviços. A metodologia do estudo compreende a aplicação do instrumento SERVQUAL em uma biblioteca universitária pública em 2013 (T1), n=355 usuários, e 2017 (T2), n=184 usuários, sendo que em 2017 foi conduzido um estudo de caso para o levantamento das intervenções realizadas e que foram classificadas em quatro categorias: Infraestrutura, Equipamentos, Processos/Sistemas e Pessoas. Como resultados, tem-se que as lacunas de todas as dimensões da qualidade em serviços foram negativas para os dois períodos avaliados. Conclui-se que as intervenções impactaram reduzindo as lacunas negativas das dimensões da qualidade dos serviços da biblioteca em estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Rute Aparecida Figueiredo, Universidade Federal de São Carlos-Campus Sorocaba

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Câmpus Sorocaba - SP - Brasil. Diretora e Bibliotecária da Biblioteca da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Câmpus Sorocaba - SP - Brasil.

Ricardo Coser Mergulhão, Universidade Federal de São Carlos-Campus Sorocaba

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos – (UFSCar ) – SP - Brasil.Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Câmpus Sorocaba – SP - Brasil.

Eduard Prancic, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - SP, Brasil. Diretor do Centro de Economia e Administração da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas) – SP - Brasil.

Glauco Henrique de Sousa Mendes, Universidade Federal de São Carlos

Pós-Doutorado pela Technical University of Denmark (DTU) – Lyngby - Dinamarca. Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) – SP - Brasil. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Brasil. Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - São Carlos, SP – Brasil.

Referências

ADAM, R. Assessment of library service quality and user satisfaction among undergraduate students of Yusuf Maitama Sule University (YMSU) Library. Library Philosophy and Practice, [S. l.], v. 1, p. 1-20, 2017.

AHMED, S. Service quality satisfaction: a comparative cross-sectional study of public and private university librarians in Pakistan. Libri, [S. l.], v. 67, n. 4, p. 313-325, December 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Instrumento de avaliação de cursos de graduação presencial e a distância: reconhecimento e renovação de conhecimento. Brasília: INEP/MEC, 2017.

CARRILLAT, F. A.; JARAMILLO, F.; MULKI, J. P. The validity of the SERVQUAL and SERVPERF scales: a meta-analytic view of 17 years of research across five continents. International Journal of Service Industry Management, Bradford, v. 18, n. 5, p. 472-490, 2007.

CRISTOBAL, A. S. Expectations on library services, library quality (LibQual) dimension and library customer satisfaction: relationship to customer loyalty. Library Philosophy and Practice, [S. l.], v. 1, p. 1-23, 2018.

CRONIN, J. J.; TAYLOR, S. A. Measuring service quality: a reexamination and extension. The Journal of Marketing, [S. l.], p. 55-68, 1992.

DAGGER, T. S.; SWEENEY, J. C. Service quality attribute weights: how do novice and longer-term customers construct service quality perceptions? Journal of Service Research, Thousand Oaks, v. 10, n. 1, p. 22-42, 2007.

DILLMAN, D. A. et al. Response rate and measurement differences in mixed-mode surveys using mail, telephone, interactive voice response (IVR) and the Internet. Social Science Research, New York, v. 38, n. 1, p. 1-18, 2009.

FLYNN, B. B. et al. Empirical research methods in operations management. Journal of Operations Management, Amsterdam, v. 9, n. 2, p. 250-284, 1990.

FORZA, C. Survey research in operations management: a process-based perspective. International Journal of Operations & Production Management, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 152-194, 2002.

GABLE, G. G. Integrating case study and survey research methods: an example in information systems. European Journal of Information Systems, Birminghan, v. 3, n. 2, p. 112-126, 1994.

GRÖNROOS, C. A service quality model and its marketing implications. European Journal of Marketing, Bradford, v. 18, n. 4, p. 36-44, 1984.

HAIR, J. F. et al. Multivariate data analysis. 7th. ed. New York: Prentice Hall, 2009.

HARVEY, E. J.; LINDSTROM, M. LibQUAL+® and the information commons initiative at Buffalo State College: 2003 to 2009. Evidence Based Library and Information Practice, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 68-84, 2013.

HOSSAIN, M. J.; AHMED, S. M. Z. An investigation of service expectations: developing and validating an alternative scale for service quality assessment in academic libraries. International Information & Library Review, London, v. 46, n. 1/2, p. 21-30, 2014.

ILIEVA, J.; BARON, S.; HEALEY, N. M. On-line surveys in international marketing research: pros and cons. International Journal of Market Research, [S. l.], v. 44, n. 3, p. 361-376, 2006.

IMAI, M. Kaizen. New York: Random House Business, 1986.

JACKSON, B. University rankings: how well do they measure library service quality? Portal: libraries and the academy, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 315-330, 2015.

KACHWALA, T.; DASGUPTA, C.; MUKHERJEE, P. N. Service quality in library from customers´ point of view. SMART Journal of Business Management Studies, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 11-18, 2017.

KAYNAK, H. The relationship between total quality management practices and their effects on firm performance. Journal of Operations Management, Amsterdam, v. 21, n. 4, p. 405-435, 2003.

KHAN, B.; TRIPATHI, T. Performance audit through LibQUAL+ technique: the experience of Burdwan University and Visva-Bharati library users. Library Philosophy and Practice [S. l.], v. 1, p. 1-43, 2016.

KOLA, B. An Albanian case study on measuring the service quality in an academic library. European Journal of Multidisciplinary Studies, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 52-57, 2016.

MALHOTRA, M. K.; GROVER, V. An assessment of survey research in POM: from constructs to theory. Journal of Operations Management, Amsterdam, v. 16, n. 4, p. 407-425, 1998.

MALIK, S. A.; MALIK, S. A. SERVQUAL to measure perceptions and expectations of library users: a case study of a public university library of Pakistan. International Journal of Management in Education, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 303-322, 2015.

MARDANI, A. H.; ALAVI, S.; ZARE, M. N. Measuring service quality at Tehran University of Medical Sciences’ Libraries. Library Philosophy and Practice, [S. l.], v. 1, p. 1-14, 2014.

MERGULHÃO, R. C. et al. Avaliação da qualidade em serviços em uma biblioteca universitária brasileira. Revista Sodebras, [S. l.], v. 11, n. 126, p. 11-22, 2016.

MIRGHAFOORI, S. H.; IZADI, M. R.; DAEI, A. Analysis of the barriers affecting the quality of electronic services of libraries by VIKOR, FMEA and entropy combined approach in an intuitionistic-fuzzy environment. Journal of Intelligent & Fuzzy Systems, [S. l.], v. 34, n. 4, p. 2441-2451, 2018.

OLIVER, R. L. A cognitive model of the antecedents and consequences of satisfaction decisions. Journal of Marketing Research, Chicago, v. 17, n. 4, p. 460-469, 1980.

PARASURAMAN, A.; BERRY, L. L.; ZEITHAML, V. A. Refinement and reassessment of the SERVQUAL scale. Journal of Retailing, New York, v. 67, n. 4, p. 420-450, 1991.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, A. V.; BERRY, L. L. SERVQUAL: a multiple-item scale for measuring consumer perceptions of service quality. Journal of Retailing, New York, v. 64, n. 1, p. 12-40, 1988.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. A conceptual model of service quality and its implications for future research. The Journal of Marketing, [S. l.], v. 49, n. 4, p. 41-50, 1985.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L. Reassessment of expectations as a comparison standard in measuring service quality: implications for further research. The Journal of Marketing, [S. l.], v. 58, n. 1, p. 111-124, 1994.

PESTANA, M. H.; GAGEIRO, J. N. Análise de dados para ciências sociais: a complementaridade do SPSS. 6. ed. Lisboa: Sílabo Lisboa, 2014.

REHMAN, S. U.; KYRILLIDOU, M.; HAMEED, I. Reliability and validity of a questionnaire survey in Pakistan: an Urdu language experience. Malaysian Journal of Library & Information Science, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 83-102, 2014.

ROY, S. K. et al. Measuring service quality: a systematic review of literature. International Journal of Services, Economics and Management, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 24-52, 2015.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

07/01/2020

Como citar

Figueiredo, R. A., Mergulhão, R. C., Prancic, E., & Mendes, G. H. de S. (2020). Impacto de intervenções na qualidade dos serviços de uma biblioteca universitária. Ciência Da Informação, 49(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i1.4809

Edição

Seção

Artigos