Conceitos de dados abertos: uma exploração da produção científica no contexto brasileiro

Autores

  • José Nivaldo Balbino Universidade Federal do Paraná - UFPR https://orcid.org/0000-0002-1772-5601
  • Helena de Fátima Nunes Silva Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Flávia Roberta Fernandes Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • João Augusto Wendt Mischiatti Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i1.4813

Palavras-chave:

Dados abertos, Revisão Sistemática, Produção Científica.

Resumo

A iniciativa de dados em formato aberto contribui para a ampliação da transparência entre a sociedade e o governo. Devido a crescente importância do tema no contexto brasileiro, este estudo tem o objetivo de apresentar uma revisão sistemática sobre os conceitos de dados abertos, fundamentada em publicações científicas, no contexto brasileiro. Foram realizadas buscas nas bases de dados da EBSCO, SciELO, Science Direct, Scopus e Web of Science utilizando o termo “dados abertos”. Após os critérios de exclusão e com o enfoque em artigos aplicados ao contexto brasileiro, foram identificados 17 artigos. Na sequência, procedeu-se a codificação e categorização dos conceitos com auxílio do software NVivo 12 Plus. Para um melhor entendimento, utilizou-se a análise qualitativa baseada na metodologia da teoria fundamentada em dados. O processo de codificação resultou em oito categorias consolidadas a partir de quarenta e cinco codificações iniciais. As categorias encontradas e classificadas pela quantidade de artigos vinculados foram: i) conceitos de dados abertos; ii) governo; iii) sociedade e controle; iv) tecnologias e ferramentas; v) benefícios e oportunidades; vi) regulação; vii) abertura de dados; e, viii) barreiras e desafios. Os resultados demonstram que sete referências são responsáveis por conectar (rede) os 17 artigos analisados que apresentam conceitos sobre dados abertos. Pela análise dos textos foi possível perceber a necessidade de um estudo que seja capaz de identificar e analisar o uso de dados abertos para a produção de novos conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

José Nivaldo Balbino, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutorando no Curso de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Paraná. Especialista em Administração Tributária. Especialista em Gestão Pública. Graduado em Administração - Faculdades Integradas do Brasil (2005). Atualmente é administrador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.

 


Helena de Fátima Nunes Silva, Universidade Federal do Paraná - UFPR

É bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1978), mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1996) e doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Trabalhou durante 10 anos na área de apoio à pesquisa tecnológica na Fundição Tupy (Joinville); na Avibrás (São José dos Campus) e no Centro Técnico da Aeronáutica (IAE - São José dos Campos). Atuou como professora do curso de Graduação em Gestão da Informação, da Universidade Federal do Paraná durante 25 anos. É Professora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação, da Universidade Federal do Paraná. Tem diversos artigos publicados. Orientou trabalhos monográficos e de estágio em organizações como a FIEP, Votorantin Cimentos, Celepar, Copel, Go4 Consultoria, UCI Cinemas, dentre outros. Chefiou o Departamento de Ciência e Gestão da Informação ? UFPR por 8 anos. Coordenou, por 4 anos, o Curso de Graduação em Gestão da Informação. Atualmente, trabalha como Consultora em Projetos de Inteligência Organizacional, Gestão da Informação e do Conhecimento.

Flávia Roberta Fernandes, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutoranda em Gestão da Informação pela UFPR. Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela UFPR (2018). Especialista em Marketing Estratégico com ênfase em Gestão Comercial e de Varejo pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil (2009). Graduada em Secretariado Executivo, pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil (2006). Atuou por 10 anos como Secretária Executiva em um grande operadora de Plano de Saúde de Curitiba e em seguida, por 3 anos como Analista de Projetos Comunitários na PUCPR. Atualmente atua como pesquisadora associada do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais e bolsista pesquisadora pela CAPES (doutorado PPGGI/UFPR). Possui experiência na área com gestão e técnicas secretariais, organização de eventos acadêmicos/científicos, Captação de Recursos, Empreendedorismo Social e Gestão do Conhecimento (Comunidades de Prática)

 

João Augusto Wendt Mischiatti, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutorando em Gestão da Informação pela UFPR. Mestre em Planejamento e Governança Pública pela UTFPR (2017). Especialista em Planejamento e Gestão Estratégica pela UNINTER (2015). Especialista em Administração e Finanças pela UNINTER (2014). Graduado em Administração pela Concord University (2010). Atualmente é servidor Público Federal, ocupa o cargo de Analista de Gestão em Saúde na Fundação Oswaldo Cruz e atua no setor de planejamento e cooperações, lotado no Instituto Carlos Chagas - ICC/Fiocruz Paraná. Possui experiência em gestão orçamentária, compras públicas, cooperações e captação de recursos.

 

Referências

ALBANO, C. S.; CRAVEIRO, G. da S. Lições Aprendidas com a utilização de Dados Orçamentários em Formato Aberto: Um estudo exploratório no ecossistema Brasileiro. Revista de Gestão e Projetos, v.06, n.03, p.17–27, 2015. Disponível em: http://www.revistagep.org/ojs/index.php/gep/article/view/370. Acesso em: 2 maio. 2019.

ALBANO, C. S.; REINHARD, N. Desafios para Governos e Sociedade no Ecossistema Brasileiro de Dados Governamentais Abertos. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, v.20, n.67, p.214–235, 2015. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cgpc/article/view/41150. Acesso em: 29 maio. 2019.

BERNERS-LEE, T. Linked Data. 2006. Disponível em: https://www.w3.org/DesignIssues/LinkedData.html. Acesso em: 4 jun. 2019.

BRASIL. Lei no 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o , no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2o do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei no 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. 2011. p.1–12. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm. Acesso em: 4 jun. 2019.

BRASIL. Portal Brasileiro de Dados Abertos. 2019. Disponível em: http://dados.gov.br/. Acesso em: 4 jun. 2019.

CAROSSI, D. F.; TEIXEIRA FILHO, J. G. de A. Uma Análise dos Pedidos de Acesso à Informação Encaminhados a uma Instituição de Ensino Superior. Gestão.Org, v.14, n.Especial, p.255–264, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/gestaoorg/article/view/22551. Acesso em: 20 maio. 2019.

CHARMAZ, K. A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa [recurso eletrônico]. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

EAVES, D. The three laws of open government data. 2009. Disponível em: http://eaves.ca/2009/09/30/three-law-of-open-government-data/. Acesso em: 4 jun. 2019.

FREITAS, J. A. C. et al. O ecossistema de dados abertos do governo federal: Um estudo sobre a composição e desafios. Ciência da Informação, v.47, n.2, p.110–132, 2018. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/3952. Acesso em: 2 maio. 2019.

GEPHI.ORG. Features, 2019. Disponível em: https://gephi.org/features/

GONÇALVES, B. A.; GAMA, K. S. Transparência e dados abertos do Recife: Uma estratégia bem sucedida de publicação. Cadernos BAD, n.1, p.157-164, 2018. Disponível em: https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/cadernos/article/view/1901/pdf. Acesso em: 2 maio. 2019.

ISOTANI, S.; BITTENCOURT, I. I. Dados abertos conectados. Núcleo de informação e coordenação do ponto br – NIC.br Centro de Estudos sobre Tecnologia Web – CeWeb.br, São Paulo, v.1, p.175, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/283569633_Dados_Abertos_Conectados. Acesso em: 4 jun. 2019.

KLEIN, R. H.; KLEIN, D. C. B.; LUCIANO, E. M. Identificação de mecanismos para a ampliação da transparência em portais de dados abertos: uma análise no contexto brasileiro. Cadernos EBAPE.BR, v.16, n.4, p.692–715, 2018. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/73241. Acesso em: 5 maio. 2019.

KLEIN, R. H.; KLEIN, D. C. B.; LUCIANO, E. M. Ampliação da transparência de dados abertos governamentais: a percepção dos observatórios sociais brasileiros. Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v.17, n.1, p.8, 2019. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32834. Acesso em: 19 maio. 2019.

KLEIN, R. H.; LUCIANO, E. M.; MACADAR, M. A. Grau de transparência de dados abertos governamentais do site dados.rs.gov.br. Revista Economia & Gestão, v.15, n.41, p.256–285, 2015. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/9965. Acesso em: 29 maio. 2019.

LOBO, A. S. M.; MAIA, L. C. G.; PARREIRAS, F. S. O impacto do uso de ferramenta de visualização de dados abertos como recurso de ensino e aprendizagem. Caderno de Geografia, v.25, n.44, p.97–117, 2015. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/geografia/article/view/9057. Acesso em: 2 maio. 2019.

MACHADO, J. Dados abertos e ciência aberta. In: ALBAGLI, S.; MACIEL, M. L.; ABDO, A.H. (Orgs). Ciência aberta: questões abertas. Brasília: IBICT; Rio de Janeiro: UNIRIO, 2015. cap. 9, p. 201-227.

MOREIRA, F. M. et al. Metadados para descrição de datasets e recursos informacionais do “Portal Brasileiro de Dados Abertos”. Perspectivas em Ciência da Informação, v.22, n.3, p.158–185, 2017. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/2947. Acesso em: 2 maio. 2019.

OKF, O. K. I.-. Guia de Dados Abertos. 2019. Disponível em: http://opendatahandbook.org/guide/pt_BR/. Acesso em: 4 jun. 2019.

OLIVEIRA, L. E. R. de A.; LÓSCIO, B. F. Uma abordagem para captura de informações sobre aplicações que fazem uso de dados abertos. Revista Brasileira de Administração Científica, v.5, n.2, p.127–140, 2014. Disponível em: http://www.sustenere.co/index.php/rbadm/article/download/SPC2179-684X.2014.002.0010/471. Acesso em: 28 maio. 2019.

OPEN GOVERNMENT PARTNERSHIP - OGP. Open government declaration. 2011. Disponível em: http://www.opengovpartnership.org/about/open-government-declaration. Acesso em: 4 jun. 2019.

PENTEADO, B. E.; BITTENCOURT, I. I.; ISOTANI, S. Análise exploratória sobre a abertura de dados educacionais no Brasil: como torná-los prontos para o ecossistema da Web? Revista Brasileira de Informática na Educação, v.27, n.01, p.175, 2019. Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/download/7801/6039. Acesso em: 29 maio. 2019.

QSR INTERNATIONAL. NVivo: o software n1 para análise qualitativa de dados. 2019. Disponível em: http://www.qsrinternational.com/nvivo-portuguese. Acesso em: 2 maio. 2019.

RAUTENBERG, S. et al. Dados abertos conectados e gestão do conhecimento: estudos de caso cientométricos em uma universidade brasileira. Perspectivas em Ciência da Informação, v.22, n.3, p.116–142, 2017. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/2885. Acesso em: 2 maio. 2019.

SANTAREM SEGUNDO, J. E. Tecnologias de informação e comunicação para disponibilização de dados abertos em formato semântico. Ibersid, v.7, p.33–40, 2013. Disponível em: https://www.ibersid.eu/ojs/index.php/ibersid/article/view/4075/3744. Acesso em: 2 maio. 2019.

SAYÃO, L. F.; SALES, L. F. Dados de pesquisa: contribuição para o estabelecimento de um modelo de curadoria digital para o país. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.6, n.1, 2013.

SILVA FILHO, V. B. Da; BRANDI, L. S. N. Um estudo focado ao PROUNI através da análise de dados abertos: período de 2005 até 2016. Prisma.com, n.38, p.37–53, 2019. Disponível em: http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/5204. Acesso em: 29 maio. 2019.

SOARES, E. et al. Sistema web para mapeamento de dados de crimes letais no Estado de Pernambuco. Gestão.Org, v.14, n.especial, p.288–295, 2017. Disponível em: Sistema Web para Mapeamento de Dados de Crimes Letais no Estado de Pernambuco. Acesso em: 2 maio. 2019.

UBALDI, B. Open government data: towards empirical analysis of open government data initiatives. OECD iLibrary, n. 22, p.1–60, 2013. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/governance/open-government-data_5k46bj4f03s7-en. Acesso em: 4 jun. 2019.

VICTORINO, M. de C. et al. Uma proposta de ecossistema de big data para a análise de dados abertos governamentais conectados. Informação e Sociedade, v.27, n.1, p.225–242, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/29299. Acesso em: 2 maio. 2019.

W3C. Publishing Open Government Data. 2009. Disponível em: https://www.w3.org/TR/gov-data/. Acesso em: 29 maio. 2019.

Downloads

Publicado

19/02/2020

Como citar

Balbino, J. N., Silva, H. de . F. N., Fernandes, F. R., & Wendt Mischiatti, J. A. (2020). Conceitos de dados abertos: uma exploração da produção científica no contexto brasileiro. Ciência Da Informação, 49(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i1.4813

Edição

Seção

Artigos