LA Referencia: uma contribuição para o ecossistema de ciência aberta na América Latina

Izabel Antonina de Araujo, Luciana Gonçalves Silva Souza, Camila Mariana Aparecida da Silva

Resumo


A pesquisa tem por objeto de estudo o acesso aberto e a visibilidade da produção científica na América Latina por meio da Rede de Repositórios de Acesso Aberto à Ciência (LA Referencia). Identifica ações realizadas pelo órgão nos últimos anos que contribuem para ampliar a visibilidade da produção científica na América Latina, o total da produção dos países que integram a Rede e os repositórios indexados com o maior número de documentos disponíveis. Trata-se de uma pesquisa descritiva que utiliza como procedimentos metodológicos a análise de documentos e fontes de informação disponibilizadas no portal da Rede LA Referencia que indicam os acordos regionais, parcerias com outros países, diretrizes e padrões de qualidade de metadados. Este estudo visa trazer contribuições para explicitação da relevância dos serviços de agregação de repositórios no que se refere à visibilidade e fomento da apropriação do conhecimento científico, além de identificar as ações que auxiliem na promoção da democratização da informação na região, tais como: identificação de políticas e programas para a efetivação do acesso aberto e cooperação na divulgação dos resultados de pesquisas por meio de serviços amplos de consulta.


Palavras-chave


Acesso Aberto; Repositórios Institucionais; LA Referencia; América Latina.

Texto completo:

PDF

Referências


ALPERIM, Juan Pablo. The Public Impact of Latin America’s Approach to Open Access. 2015. 145p. Dissertation (Doctorship in Philosophy) - Standford University, Standford, 2015. Disponívelem:https://stacks.stanford.edu/file/druid:jr256tk1194/AlperinDissertationFinalPublicImpact-augmented.pdf . Acessoem: 14 abr. 2019.

CASAL REYES, María Isabel. Repositorios, conceptos principales y elementos para sugestión. In: GONZÁLEZ, José Diego (Dir.). Accesoabierto | DosierCerlalc | Derecho de autor. Bogotá: Cerlalc, 2018. p. 73-85.

Disponível em: https://universoabierto.org/2018/03/19/acceso-abierto-dosier-cerlalc-derecho-de-autor. Acesso em: 14 abr. 2019.

LA REFERENCIA. Red de repositorios de aceso abierto a la ciencia. [S. l.], 2019. Disponível em: http://www.lareferencia.info/pt/. Acesso em: 14 abr. 2019.

LA REFERENCIA. Red de repositorios de aceso abierto a laciencia. Metadatos y Politicas de Cosecha. [S. l.], 2015. Disponível em: http://www.lareferencia.info/pt/recursos/documentos/acuerdos-tecnicos/16-metadatos-y-politicas-de-cosecha-de-la-referencia. Acesso em: 14 abr. 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Izabel Antonina de Araujo, Luciana Gonçalves Silva Souza, Camila Mariana Aparecida da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.