LA Referencia: uma contribuição para o ecossistema de ciência aberta na América Latina

Autores

  • Izabel Antonina de Araujo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luciana Gonçalves Silva Souza Universidade Federal de Minas Gerais
  • Camila Mariana Aparecida da Silva Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4853

Palavras-chave:

Acesso Aberto, Repositórios Institucionais, LA Referencia, América Latina.

Resumo

A pesquisa tem por objeto de estudo o acesso aberto e a visibilidade da produção científica na América Latina por meio da Rede de Repositórios de Acesso Aberto à Ciência (LA Referencia). Identifica ações realizadas pelo órgão nos últimos anos que contribuem para ampliar a visibilidade da produção científica na América Latina, o total da produção dos países que integram a Rede e os repositórios indexados com o maior número de documentos disponíveis. Trata-se de uma pesquisa descritiva que utiliza como procedimentos metodológicos a análise de documentos e fontes de informação disponibilizadas no portal da Rede LA Referencia que indicam os acordos regionais, parcerias com outros países, diretrizes e padrões de qualidade de metadados. Este estudo visa trazer contribuições para explicitação da relevância dos serviços de agregação de repositórios no que se refere à visibilidade e fomento da apropriação do conhecimento científico, além de identificar as ações que auxiliem na promoção da democratização da informação na região, tais como: identificação de políticas e programas para a efetivação do acesso aberto e cooperação na divulgação dos resultados de pesquisas por meio de serviços amplos de consulta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Izabel Antonina de Araujo, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Bibliotecária-documentalista, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Luciana Gonçalves Silva Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Gestão & Organização do Conhecimento, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Bibliotecária-documentalista, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Camila Mariana Aparecida da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Bibliotecária-documentalista, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Referências

ALPERIM, Juan Pablo. The Public Impact of Latin America’s Approach to Open Access. 2015. 145p. Dissertation (Doctorship in Philosophy) - Standford University, Standford, 2015. Disponívelem:https://stacks.stanford.edu/file/druid:jr256tk1194/AlperinDissertationFinalPublicImpact-augmented.pdf . Acessoem: 14 abr. 2019.

CASAL REYES, María Isabel. Repositorios, conceptos principales y elementos para sugestión. In: GONZÁLEZ, José Diego (Dir.). Accesoabierto | DosierCerlalc | Derecho de autor. Bogotá: Cerlalc, 2018. p. 73-85.

Disponível em: https://universoabierto.org/2018/03/19/acceso-abierto-dosier-cerlalc-derecho-de-autor. Acesso em: 14 abr. 2019.

LA REFERENCIA. Red de repositorios de aceso abierto a la ciencia. [S. l.], 2019. Disponível em: http://www.lareferencia.info/pt/. Acesso em: 14 abr. 2019.

LA REFERENCIA. Red de repositorios de aceso abierto a laciencia. Metadatos y Politicas de Cosecha. [S. l.], 2015. Disponível em: http://www.lareferencia.info/pt/recursos/documentos/acuerdos-tecnicos/16-metadatos-y-politicas-de-cosecha-de-la-referencia. Acesso em: 14 abr. 2019.

Downloads

Publicado

20/03/2020

Como citar

Araujo, I. A. de, Souza, L. G. S., & Silva, C. M. A. da. (2020). LA Referencia: uma contribuição para o ecossistema de ciência aberta na América Latina. Ciência Da Informação, 48(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4853