Acesso aberto na área de Artes: uma análise do Qualis periódicos (2010-2012) e (2013-2016)

Autores

  • Leandro da Conceição Borges Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0003-0222-3040
  • Paulo Melgaço da Silva Junior Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias. http://orcid.org/0000-0002-4301-9305
  • Andressa Gonçalves Castro Auxiliar em Administração de Biblioteca da Biblioteca do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Barbara Christian Vitiello Auxiliar de Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4859

Palavras-chave:

Acesso aberto, Artes, Área do conhecimento, Qualis, Periódico científico

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa sobre a composição do cenário dos periódicos de acesso aberto na área de Artes em dois períodos de avaliação da Capes: trienal (2010-2012) e quadrienal (2013-2016). Na etapa metodológica, realizou-se a exportação de duas planilhas por meio da Plataforma Sucupira, com dados dos periódicos nos respectivos períodos de avaliação. Na análise dos dados, separaram-se os periódicos de acesso aberto dos periódicos de acesso restrito e filtraram-se os periódicos de acesso aberto que estão inseridos nas estratificações mais altas (A1, A2 e B1). Em conseguinte, foram realizadas categorizações divididas em nacionalidade do periódico; ligação ou não com universidades; região do país (no caso do periódico nacional) em que são editados e se, de um período a outro de avaliação da Capes, o periódico de acesso aberto era novo, caiu, aumentou ou se manteve nas estratificações analisadas. Com os resultados, concluiu-se que o Comitê da área de Artes está alinhado com a prática, uso e disseminação do acesso aberto, apresentando, nos estratos mais altos, uma grande gama de periódicos que adotam a filosofia aberta. No entanto, acredita-se que é necessário realizar mais práticas de advocacy junto aos seus pares para vislumbrar maior amplitude da discussão da temática dentro da área.

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Biografia do autor

Leandro da Conceição Borges, Universidade Federal de Minas Gerais

Pedagogo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Especialista em Informação Científica e Tecnológica em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em convênio com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Bibliotecário da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais 

Paulo Melgaço da Silva Junior, Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias.

outor em Educação pela UFRJ (2014), mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - FEBF/UERJ (2008). Possui graduação em Desenho e Plástica pela Escola de Artes Plástica da FUMA (1989).

Andressa Gonçalves Castro, Auxiliar em Administração de Biblioteca da Biblioteca do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Auxiliar em Administração de Biblioteca da Biblioteca do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Barbara Christian Vitiello, Auxiliar de Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Auxiliar de Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro 

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Publicado

20/03/2020

Como citar

Borges, L. da C., da Silva Junior, P. M., Castro, A. G., & Vitiello, B. C. (2020). Acesso aberto na área de Artes: uma análise do Qualis periódicos (2010-2012) e (2013-2016). Ciência Da Informação, 48(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4859