Menções à produção científica sobre políticas públicas de pesquisadores da UFMG na web social: um breve estudo altmétrico

Autores

  • Maria Clarice Lima Batista Universidade Federal de Minas Gerais / Bibliotecária da Biblioteca Universitária (BU/UFMG)
  • Leila Aparecida Anastácio Universidade Federal do Triângulo Mineiro / Bibliotecária da Biblioteca da Univerdecidade (UFTM) https://orcid.org/0000-0002-3568-2123
  • Ronaldo Ferreira de Araújo Universidade Federal de Alagoas (ICHCA/UFAL) / Docente https://orcid.org/0000-0003-0778-9561

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4871

Palavras-chave:

Comunicação Científica, Redes Sociais, Atenção online, Altmetria

Resumo

Reflete sobre a utilização de novas métricas para avaliação dos impactos da ciência na
sociedade a partir da disseminação dos produtos de pesquisa científica nas redes sociais
complementando estudos consolidados da bibliometria e cientometria. Apresenta a altmetria
como métrica complementar, não pretendendo substituir os atuais instrumentos de medição. Comprova sua eficácia para analisar o impacto da produção em Políticas Públicas visto a importância das redes sociais para circulação de material político e como nova esfera pública para discussão de temas da hora e de relevância social. A partir da ferramenta Dimensions foram recuperados artigos científicos de acesso aberto sobre Políticas Públicas entre 1983 a 2018 de autores vinculados à Universidade Federal de Minas Gerais. Foram recuperados 1.815 trabalhos em acesso aberto dos quais 279 tiveram menções nas mídias sociais Twitter e Facebook, além do Mendeley com dados do Altmetric Explorer. A autora mais citada, considerando as citações na rede social, aponta para a questão do desarmamento, tema debatido nos últimos tempos no Brasil. A maior parte das interações ocorreu no período que antecedeu as eleições federais, quando o tema do armamento retornou com força. Ao identificar os diferentes discursos sobre Políticas Públicas a partir da análise das interações online, seus contextos e condições, mostra-se possível atender às demandas dos governos objetivando medir o impacto da pesquisa científica para outros públicos e para além das práticas tradicionalmente utilizadas.

Palavras-chave: Comunicação Científica. Redes Sociais. Atenção

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Maria Clarice Lima Batista, Universidade Federal de Minas Gerais / Bibliotecária da Biblioteca Universitária (BU/UFMG)

Mestre em Psicologia Social, Universidade Federal de Minas Gerais (PPG-PSI/UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Bibliotecária, Universidade Federal de Minas Gerais (BU/UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3304963503907587

E-mail: clarycelima@gmail.com

Leila Aparecida Anastácio, Universidade Federal do Triângulo Mineiro / Bibliotecária da Biblioteca da Univerdecidade (UFTM)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação de Gestão & Organização do Conhecimento (PPG-GOC/UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4302459462934027. E-mail: leilabiblio@gmail.com

 

Ronaldo Ferreira de Araújo, Universidade Federal de Alagoas (ICHCA/UFAL) / Docente

Doutorado em Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCI/UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.                                                            

Docente, Universidade Federal de Alagoas (ICHCA/UFAL), Maceió, Alagoas, Brasil.                                     

Lattes:http://lattes.cnpq.br/3328212638040851                                                                          

E-mail: ronaldfa@gmail.com

Referências

ARAÚJO, R. F.; MURAKAMI, T. R. M.; Prado, J. M. K. A repercussão de artigos de periódicos brasileiros de Ciência da Informação no Facebook: um estudo altmétrico. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação – RDBCI, v.16, n.2, p.365-379, maio/ago. 2018.

FREY, K. Políticas públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. Planejamento e Políticas Públicas, n. 21, p. 211-259, jun. 2000.

GALYAVIEVA, M. S. On the formation of the concept of informetrics (Review). Scientific and Technical Information Processing, v. 40, n. 2, p. 89-96, 2013.

MALTA, D. C.; MINAYO, M. C. S.; SOARES FILHO, A. M.; SILVA, M. M. A.; MONTENEGRO, M. M. S.; LADEIRA, R. M.; MORAIS NETO, O. L.; MELO, A. P.; MOONEY, M.; NAGHAVI, M. Mortalidade e anos de vida perdidos por violências interpessoais e autoprovocadas no Brasil e Estados: análise das estimativas do Estudo Carga Global de Doença, 1990 e 2015. Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, v. 20, supl. 1, p. 142-156, maio 2017.

MARICATO, J. M.; VILAN FILHO, J. L. The potential for altmetrics to measure other types of impact in scientific production: academic and social impact dynamics in social media and networks. Information Research, v. 23, n. 1, 2018.

MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.

NISO Releases altmetrics recommended practices. Disponível em: https://www.niso.org/press-releases/2016/09/niso-releases-altmetrics-recommended-practice. Acesso em: 10 nov. 2018.

OLIVEIRA, M. M. et al. Características da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar - PeNSE. Epidemiologia e Serviços em Saúde, Brasília , v. 26, n. 3, p. 605-616, set. 2017.

PISCIOTTA, K. Redes sociais: articulação com os pares e com a sociedade. In: POBLACIÓN, D. A.; WITTER, G. P.; SILVA, J. F. M. (org.). Comunicação e produção científica: contexto, indicadores, avaliação. São Paulo: Angellara, 2006.

PRIEM, J.; TARABORELLI, D.; GROTH, P.; NEYLON, C. Altmetrics: a manifesto, 26 October 2010. Disponível em: http://altmetrics.org/manifesto. Acesso em: 10 nov. 2018.

PRIEM, J.; PIWOWAR, H. A.; HEMMINGER, B. M. Altmetrics in the wild: using social media to explore scholarly impact. arXiv.org, 2012. Disponível em: https://arxiv.org/abs/1203.4745. Acesso em: 10 nov. 2018.

Downloads

Publicado

20/03/2020

Como citar

Batista, M. C. L., Anastácio, L. A., & Araújo, R. F. de. (2020). Menções à produção científica sobre políticas públicas de pesquisadores da UFMG na web social: um breve estudo altmétrico. Ciência Da Informação, 48(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4871