Sistemas de Informação em Pesquisa Corrente na transferência de informação e inovação para o mercado

Rosali Fernandez Souza, Marcos Gonçalves Ramos, Priscila Ramos Carvalho

Resumo


Os Sistemas de Informação em Pesquisa Corrente (CRIS) são meta-sistemas que reúnem informações buscando integrar resultados de pesquisas de diversas unidades e centros. É um instrumento para tomada de decisão sobre fomento, planejamento e políticas públicas. O presente trabalho tem como objetivo identificar os modos de transferência de informação, inovação e conhecimento entre a UFRJ e o setor produtivo do Rio de Janeiro. A metodologia é baseada em survey, revisão sistemática de literatura na área de organização do conhecimento, e a experiência da Universidade do Minho e da Universidade Aberta de Portugal (UAb).


Palavras-chave


Universidade Aberta; Transferência de Informação; CRIS; FAIR.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBIERI, Carlos. Uma visão sintética e comentada do Data Management Body of Knowledge (DMBOK). Fumsolf – Belo Horizonte, 2013.

CARVALHO, Madalena. Recursos educacionais abertos na Universidade Aberta. A rede como estra-tégia de comunicação e sustentabilidade. 9ª Confoa, Lisboa, Portugal. 2018.

CASTANHA, Renata Cristina Gutierres; GRÁCIO, Maria Cláudia Cabrini. Bibliometrics contribution to the metatheoretical and domain analysis studies. Knowledge Organization, v. 41, n. 2, p. 171-174, 2014.

PRÍNCIPE, Pedro; SARAIVA, Ricardo; BOAVIDA, Clara; TRUTA, Raquel; RODRIGUES, Eloy; CARVALHO, José. Estudo sobre os Dados Científicos gerados no âmbito da investigação produzida na Universi-dade do Minho.5ª Confoa. Universidade de Coimbra, Portugal. 2014.

UFRJ. Catálogo de Laboratórios de 2018. Pró-Reirotia de Pós-Graduação e Pesquisa – PR2.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Rosali Fernandez Souza, Marcos Gonçalves Ramos, Priscila Ramos Carvalho

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.