Abrir a pesquisa para além do acesso aberto e dados abertos: a experiência do projeto Documenta?!

Autores

  • Anne Clinio Membro do Laboratório Interdisciplinar sobre Informação e Conhecimento (Liinc) (http://www.liinc.ibict.br). integrante da equipe da Vice Presidência de Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fundação Oswaldo Cruz, membro do Grupo de Pesquisa em Ciência Aberta da Fiocruz (GTCA). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9702-859X

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4892

Palavras-chave:

Pesquisa aberta. Abertura. Open by design. Mozilla Open Leaders.

Resumo

A apresentação, em formato Pecha Kucha, compartilha aprendizados iniciais da experiência, ainda em desenvolvimento, de abrir o projeto de pesquisa Documenta?! com apoio do programa de mentoria Mozilla Open Leaders. Destaca que a noção de abertura desta iniciativa vai além dos aspectos econômicos, jurídicos, técnicos e editoriais mobilizados pelo discurso dominante da Ciência Aberta e seu “open by default”. Alternativamente, o “open by design” fomentado pelo programa de mentoria propõe o desenvolvimento intencional e consciente de ambientes que não reproduzam estruturas de poder existentes na sociedade. Na prática, o projeto de pesquisa aberta Documenta? desenvolveu estratégias para fomentar a colaboração, a diversidade e a governança compartilhada.

A apresentação, em formato Pecha Kucha, compartilha aprendizados iniciais da experiência, ainda em desenvolvimento, de abrir o projeto de pesquisa Documenta?! com apoio do programa de mentoria Mozilla Open Leaders. Destaca que a noção de abertura desta iniciativa vai além dos aspectos econômicos, jurídicos, técnicos e editoriais mobilizados pelo discurso dominante da Ciência Aberta e seu “open by default”. Alternativamente, o “open by design” fomentado pelo programa de mentoriapropõe o desenvolvimento intencional e consciente de ambientes que não reproduzam estruturas de poder existentes na sociedade. Na prática, o projeto de pesquisa aberta Documenta? desenvolveu estratégias para fomentar a colaboração, a diversidade e a governança compartilhada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Anne Clinio, Membro do Laboratório Interdisciplinar sobre Informação e Conhecimento (Liinc) (http://www.liinc.ibict.br). integrante da equipe da Vice Presidência de Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fundação Oswaldo Cruz, membro do Grupo de Pesquisa em Ciência Aberta da Fiocruz (GTCA). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9702-859X

Doutora em Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Ibict/PPGCI – UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Referências

DOCUMENTA?! Disponível em <https://github.com/anneclinio/documenta> Acesso em 15 abril 2019

MOZILLA. The Mozilla Open Leaders website: mzl.la/openleaders

OPEN KNOWLEDGE FOUNDATION (OKN). Open Science Working Group. (s.d.,a). Disponível em <http://science.okfn.org/#sthash.ZOMzf8Fg.dpuf">. Acesso em 03 nov2013.

OPEN KNOWLEDGE NETWORK (OKN). Open definition. Definição de conhecimento aberto (versão 1.1). Traduzido para o português por Pedro Markun. (s.d.,b) Disponível em <http://opendefinition.org/od/portugues-brasileiro>. Acesso em 03 nov 2013.

Downloads

Publicado

20/03/2020

Como citar

Clinio, A. (2020). Abrir a pesquisa para além do acesso aberto e dados abertos: a experiência do projeto Documenta?!. Ciência Da Informação, 48(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4892