Abrir a pesquisa para além do acesso aberto e dados abertos: a experiência do projeto Documenta?!

Anne Clinio

Resumo


A apresentação, em formato Pecha Kucha, compartilha aprendizados iniciais da experiência, ainda em desenvolvimento, de abrir o projeto de pesquisa Documenta?! com apoio do programa de mentoria Mozilla Open Leaders. Destaca que a noção de abertura desta iniciativa vai além dos aspectos econômicos, jurídicos, técnicos e editoriais mobilizados pelo discurso dominante da Ciência Aberta e seu “open by default”. Alternativamente, o “open by design” fomentado pelo programa de mentoria propõe o desenvolvimento intencional e consciente de ambientes que não reproduzam estruturas de poder existentes na sociedade. Na prática, o projeto de pesquisa aberta Documenta? desenvolveu estratégias para fomentar a colaboração, a diversidade e a governança compartilhada.

A apresentação, em formato Pecha Kucha, compartilha aprendizados iniciais da experiência, ainda em desenvolvimento, de abrir o projeto de pesquisa Documenta?! com apoio do programa de mentoria Mozilla Open Leaders. Destaca que a noção de abertura desta iniciativa vai além dos aspectos econômicos, jurídicos, técnicos e editoriais mobilizados pelo discurso dominante da Ciência Aberta e seu “open by default”. Alternativamente, o “open by design” fomentado pelo programa de mentoriapropõe o desenvolvimento intencional e consciente de ambientes que não reproduzam estruturas de poder existentes na sociedade. Na prática, o projeto de pesquisa aberta Documenta? desenvolveu estratégias para fomentar a colaboração, a diversidade e a governança compartilhada.


Palavras-chave


Pesquisa aberta. Abertura. Open by design. Mozilla Open Leaders.

Texto completo:

PDF

Referências


DOCUMENTA?! Disponível em Acesso em 15 abril 2019

MOZILLA. The Mozilla Open Leaders website: mzl.la/openleaders

OPEN KNOWLEDGE FOUNDATION (OKN). Open Science Working Group. (s.d.,a). Disponível em . Acesso em 03 nov2013.

OPEN KNOWLEDGE NETWORK (OKN). Open definition. Definição de conhecimento aberto (versão 1.1). Traduzido para o português por Pedro Markun. (s.d.,b) Disponível em . Acesso em 03 nov 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anne Clinio

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.