Licenças Creative Commons em periódicos latino-americanos de acesso aberto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4918

Palavras-chave:

Licenças Creative Commons, Acesso Aberto, Periódicos científicos, Direitos autorais

Resumo

Identifica as licenças Creative Commons utilizadas por 2.421 periódicos publicados em 16 países latino-americanos indexados no DOAJ. Constatou-se que 83% são publicados no Brasil, Colômbia, Argentina e Chile. As licenças mais utilizadas são: BY (38%), BY-NC (24%), BY-NC-ND (19%) BY-NC-SA (13%). Embora haja uma adesão significativa ao movimento Full Open Access, expresso pela maior proporção de uso de licença BY, verifica-se uma preocupação com o reuso comercial do conteúdo, considerando que 56% dos periódicos adotam licenças com atribuição NC. Pretende-se monitorar os próximos anos, a fim de verificar se os editores vão aderir à recomendação de adoção da licença BY-NC-SA feita pela Declaração do México em Favor do Ecossistema Latino Americano de Acesso Aberto Não Comercial, ou se vão orientar-se pela Declaração de Budapeste, que recomenda a licença mais aberta (BY) para publicação da literatura científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Enrique Muriel-Torrado, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Diplomatura en Biblioteconomía y Documentación pela Universidade de Extremadura (2005), graduação em Licenciatura en Documentación pela Universidade de Extremadura (2007), mestrado em Máster en Documentación Digital - Universitat Pompeu Fabra (2008), mestrado em Máster en Información Científica - Universidad de Granada (2008) e doutorado em Doctorado en Documentación - Universidad de Granada (2012). Atualmente é professor assistente na Universidade Federal de Santa Catarina.Tem experiência na área de Ciência da Informação e atua principalmente nos seguintes temas: direitos autorais, copyright, copyleft, privacidade, sociedade da informação e serviços e ferramentas em unidades de informação. Editor Chefe da Revista Encontros Bibli. Membro do grupo ITI-RG (Intelligence, Techonogy and Information - Research Group) da UFSC e do Grupo de Software Documental da Universidad de Granada.

Fabio Lorensi do canto, Universidade Federal de Santa Catarina

É Graduado em Biblioteconomia - Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2005) e Bibliotecário/Documentalista da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. É Mestre (2018) e doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. É também Bacharel em Direito pela Faculdade CESUSC (2012).

Adilson Luiz Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina

Orientador de Mestrado e Doutorado desde 2011. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (gestão 2017-2019); Sub-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (gestão 2014-2016); Coordenador de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (gestão 2011-2012). Professor Associado II do Departamento de Ciência da Informação da UFSC (Graduação em Biblioteconomia/Arquivologia/Ciência da Informação e Mestrado/Doutorado em Ciência da Informação), Professor Visitante: (i) Universidad de Panamá, (ii) Universidad Nacional de la Republica Uruguai, (iii) Universidad Nacional de Cuyo, (iv) Universidad Carlos III de Madrid, (v) Université Montpellier III, (vi) Universidade Estadual de Londrina. Titulações: Graduado em Biblioteconomia pela PUC-Campinas (2000), Mestre em Ciência da Informação pela PUC-Campinas (2004) e em Documentação Audiovisual pela Universidad Carlos III de Madrid (2006); Doutor em Documentação pela Universidad Carlos III de Madrid (2007). Membro do Grupo de Pesquisa Inteligência, Tecnologia e Informação - Research Group (ITI-RG); Membro do Conselho Editorial das revistas (i) El Profesional de la Información; (ii) Hipertext.net; (iii) Boletín Millares Carlo; (iv) Revista Interamericana de Bibliotecología; Avaliador contínuo (i) Transinformação, (ii) Revista da ACB, (iii) Revista RBBD, (iv) Enancib no GT7 e GT8, (v) revista InCID, (vi) El Profesional de la Información, (vii) da 3ª, 4ª,5ª e 6ª edição do Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, (viii) LiiNC em Revista, (ix) CBBD, (x) SNBU e (xi) Biblioetcas: anales de investigación. Especialista em Ciência da Informação, com ênfase em: Estudos Métricos da Informação (bibliometria, cienciometria, informetria, librametrics, webometria e arquivometria), E-Science (mineração automatizada de dados), Visualização da Informação (Análise de Redes Sociais, Visualização analítica, Visualização de textos, Modelagem de Processo, Visualização temporal, Geolocalização de dados e Clusterização).

Downloads

Publicado

20/03/2020

Como citar

Muriel-Torrado, E., Lorensi do canto, F., & Pinto, A. L. (2020). Licenças Creative Commons em periódicos latino-americanos de acesso aberto. Ciência Da Informação, 48(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4918

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)