Acesso aberto e educação a distância: novas configurações para a democratização do conhecimento

Autores

  • Maria Elizabeth de Oiveira da Costa UFMG
  • Jorge Santa Anna Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4932

Palavras-chave:

Acesso aberto, Educação a Distância, Produtos e serviços bibliotecários.

Resumo

O presente texto apresenta reflexões sobre acesso aberto, educação a distância e democratização do conhecimento, cujo objetivo do estudo é analisar os serviços informacionais disponibilizados pelas bibliotecas universitárias aos alunos da educação a distância, apontando as contribuições do acesso aberto, nesse contexto. Como metodologia, adota pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso, o qual foi conduzido pela aplicação de questionário a graduandos do ensino a distância. Por meio dos resultados, observou-se que o acervo, bases de dados, a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, catálogo on-line, serviço de comutação bibliográfica e o Portal de Periódicos da Capes são os elementos disponibilizados pelas bibliotecas. Dentre esses, o acesso a algumas bases de dados e ao Portal de Periódicos da Capes, embora haja cobrança de taxas, essas são custeadas pela instituição, o que reforça o interesse da instituição pela qualidade do ensino oferecido ao alunado. Esse fato demonstra o potencial do acesso aberto, visto que eliminaria esse tipo de obstáculo para as instituições, fortalecendo a democratização do conhecimento e da educação.

Palavras-chave: Acesso aberto. Educação a Distância. Produtos e serviços bibliotecários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Jorge Santa Anna, Universidade Federal do Espírito Santo


Mestre e doutorando em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor das disciplinas do Curso de Bibliotecinomia e Metodologia do Pesquisa.

Downloads

Publicado

20/03/2020

Como citar

Costa, M. E. de O. da, & Santa Anna, J. (2020). Acesso aberto e educação a distância: novas configurações para a democratização do conhecimento. Ciência Da Informação, 48(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4932