Interoperabilidade de sistemas para viabilização do acesso aberto aos relatórios de iniciação científica da UFAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4934

Palavras-chave:

Repositórios Institucionais, Interoperabilidade, Iniciação científica

Resumo

A iniciação científica consiste em uma modalidade de pesquisa acadêmica no Brasil, desenvolvidas por alunos de graduação em todas as áreas do conhecimento. O avanço do acesso aberto contribuiu para o crescimento e implantação de repositórios institucionais (RI) por parte das instituições de ensino superior. Em alguns casos, há a necessidade de se adequar o fluxo de depósito de itens na implantação do RI, em relação a processos vigentes ou itens já armazenados em acesso restrito em sistemas internos da instituição. Neste contexto, aborda-se o relato de experiência sobre a integração entre o RI da Universidade Federal do Amazonas (RIU), o sistema de gestão de projetos de iniciação científica (portal Lira) e o Portal do Professor, tendo em vista a importância do conhecimento produzido neste âmbito. Para isso, criamos uma ferramenta auxiliar, chamada Lira2DSpace, feita na linguagem Java, e capaz de realizar a transferência de projetos de iniciação científica, do portal Lira para o RIU. Posteriormente, os itens poderiam ser colocados em acesso aberto pelos próprios orientadores através do portal do professor da universidade. Como resultado, foi possível automatizar este processo na universidade e reforçar o compromisso de que as pesquisas desenvolvidas e realizadas no âmbito acadêmico fossem disponibilizadas em acesso aberto a comunidade.

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Publicado

20/03/2020

Como citar

Moreira, D. S., Silva, L. A. S. da, & Yanai, A. E. (2020). Interoperabilidade de sistemas para viabilização do acesso aberto aos relatórios de iniciação científica da UFAM. Ciência Da Informação, 48(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4934