Conhecimento como recurso estratégico empresarial

Autores

  • Anna da Soledade Vieira UFMG e UFPB

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v22i2.495

Palavras-chave:

Recursos informacionais. Inteligência competitiva.

Resumo

As transformações ambientais (políticas, econômicas, sociais e tecnológicas), associadas ao crescimento da competição de mercado e à demanda de qualidade por pane da clientela, levam as organizações contemporâneas a valorizarem a informação, conhecimento e inteligência como recursos estratégicos dos mais valiosos. Outra conseqüência de tais transformações tem sido a percepção da preservação e desenvolvimento do conhecimento específico da organização, em todos os setores e níveis hierárquicos, seja esse saber codificado sob forma de dados, documentos, informações e sistemas, ou seja ele personalizado sob forma de know-kow do especialista. Então, organizações fazem o melhor que podem para desenvolver seu conhecimento (através da educação, treinamento e comunicação), registrar o mesmo (por meio da tecnologia e sistemas de informação com níveis diferentes de valor agregado) e integrar o uso estratégico sob uma administração de recursos de informação unificada. Sob essa perspectiva, as organizações brasileiras devem agora avaliar o suporte de informação disponível para seus administradores e especialistas/engenheiros caso queiram ter lugar no próximo milênio.

Palavras-chave

Recursos informacionais. Inteligência competitiva.

Knowledge as a strategic resource for companies

Abstract

Environmental changes in the economic, political, social and technological scenes, associated to the growing market competition and to the higher demand for quality from the clients, led contemporary organizations to appreciate information, knowledge and intelligence as their most valuable strategic resources. Another consequence of such transformations have been the perception of preservation and development of organization's specific knowledge as important managerial roles, be that knowledge coded as data, document, information, system, or else, personalized as the expert's know-how or integrated as the firm's competitive intelligence. Thus, organizations do their best to develop this knowledge (through education, training and communication), record it (via information technology and systems with distint levels of added value) and integrate the strategic use of its different foras under a unified information resources management. Under this perspective, Brazilian organizations must now evaluate the information support available to their managers and specialists /engineers if they should have a place in the next millennium.

Keywords
Information resources. Competitive intelligence.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Anna da Soledade Vieira, UFMG e UFPB

Pós-doutorado em Ensino de Tecnologia de Informação pela University of ichigan, Estados Unidos (1988); PhD com tese sobre informação gerencial e meio ambiente, pela Loughborough University of Technology, Inglaterra (1980); mestre em Ciência da informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/IBICT (1974) e especialista em Administração Mercadológica pela Universidade de Negócios Administrativos, Belo Horizonte (1989). Atuou na área acadêmica como professora, orientadora e pesquisadora da graduação e pós-graduação em Biblioteconomia, nas universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e da Paraíba (UFPB). É consultora em gestão da informação e em Educação para Ciência e Informação.

Downloads

Como citar

Vieira, A. da S. (1993). Conhecimento como recurso estratégico empresarial. Ciência Da Informação, 22(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v22i2.495

Edição

Seção

Artigos