Sondagens quantitativas da produção de conhecimento do Inmetro na Web of Science: período 2000-2019

Autores

  • Beatriz Pinheiro da Guia Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Universidade de Coimbra
  • Décio Ruivo Martins Universidade de Coimbra / Departamento de Física da Universidade de Coimbra (DFisUC) / Centro de Física da Universidade de Coimbra (CFisUC)
  • Luiz Fernando Rust da Costa Carmo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4962

Palavras-chave:

Produção científica, Produção acadêmica, Produção intelectual, Inmetro, Metrologia.

Resumo

Buscou a produção de conhecimento científico e acadêmico externalizada por técnicos, pesquisadores, estudantes e bolsistas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnonologia (Inmetro) de 2000 a 2019 na Web of Science (WOS), observando quais as principais áreas de pesquisa do Instituto, produtoras de trabalhos no período e considerando a metrologia científica, a metrologia aplicada às ciências da vida e a metrologia legal, como tripé de grande produção intelectual na Instituição. Tal produção é oriunda das pesquisas em seus laboratórios, cursos técnicos, de mestrado e doutorado, assim como de documentos com resultados das exigências legais, técnicas e administrativas referentes às unidades de medida, aos métodos e instrumentos de medição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Beatriz Pinheiro da Guia, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Universidade de Coimbra

Bibliotecária / Analista Executiva de Metrologia e Qualidade no Inmetro e Doutoranda em História das Ciências e Educação Científica na Universidade de Coimbra, Portugal.

Décio Ruivo Martins, Universidade de Coimbra / Departamento de Física da Universidade de Coimbra (DFisUC) / Centro de Física da Universidade de Coimbra (CFisUC)

Doutor em História e Ensino da Física, docente do Departamento de Física da Universidade de Coimbra, Centro de Física da Universidade de Coimbra (CFisUC) / Coordenador do curso de doutoramento em História das Ciências e Educação Científica da Universidade de Coimbra.

Luiz Fernando Rust da Costa Carmo, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pós-Doutor no Centro de Pesquisa da United Technologies, docente do PPGI/UFRJ e PPGMQ/Inmetro / Presidente do Conselho Acadêmico e Coordenador Geral do Centro de Capacitação (CICMA) do Inmetro.

Referências

BACARAT, Alyssa Cecilia; RIGOLIN, Camila Carneiro Dias. Proteção do conhecimento e movimento Open Access: discussões no âmbito da Organização Mundial da Propriedade Intelectual. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3367/2968. Acesso em: 20 mar. 2019.

GLOBAL maps of science based on the new Web-of-Science categories. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007%2Fs11192-012-0784-8.pdf. Acesso em: 20 mar. 2019.

INMETRO. Disponível em: http://www.inmetro.gov.br/. Acesso em: 20 mar. 2019.

MANIFESTO brasileiro de apoio ao acesso livre à informação científica. Disponível em: http://livroaberto.ibict.br/Manifesto.pdf. Acesso em: 15 dez. 2018.

MAPAS globais da ciência no Brazil 2012 e 2010. Disponível em: https://publicient.hypotheses.org/tag/web-of-science . Acesso em: 20 mar. 2019.

PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES/MEC. Disponível em: http://www.periodicos.capes.gov.br/. Acesso em: 20 mar. 2019.

SWAN, Alma. Why Open Access for Brazil? Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3173/2838. Acesso em: 20 mar. 2019.

TARGINO, M. G. Produção intelectual, produção científica, produção acadêmica: facetas de uma mesma moeda? In. CURY, R. G. (Org.) Produção intelectual no ambiente acadêmico. Londrina: UEL/CIN, 2010. p. 31-45. Disponível em: http://www.uel.br/pos/mestradoinformacao/pages/arquivos/Producao_Intelectual.pdf. Acesso em: 15 dez. 2018.

WEB OF SCIENCE. Disponível em: https://clarivate.com/products/web-of-science/. Acesso em: 15 ago. 2019

Downloads

Publicado

20/03/2020

Como citar

Guia, B. P. da, Martins, D. R., & Carmo, L. F. R. da C. (2020). Sondagens quantitativas da produção de conhecimento do Inmetro na Web of Science: período 2000-2019. Ciência Da Informação, 48(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4962