Representatividade da produção científica brasileira por região: fontes coletadas pelo Portal oasisbr

Autores

  • Fhillipe de Freitas Campos Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
  • Raphael Faria Vilas Boas Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
  • Juliana Araujo Gomes de Sousa Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4989

Palavras-chave:

Portal oasisbr. Produção científica. Revistas científicas. Repositórios institucionais. Bibliotecas digitais de teses e dissertações.

Resumo

A pesquisa tem como objetivo analisar a proporção existente entre a população de cada região versus a origem geográfica das fontes coletadas pelo Portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto (Portal oasisbr). Para a coleta dos dados, utilizou-se de uma metodologia quantitativa-descritiva. A fonte utilizada para tal foram os dados disponibilizados pelo Portal oasisbr, que traz a lista completa com todas as fontes coletadas. e os dados do censo IBGE. De posse dos dados, as informações foram tabeladas separadamente, por fonte de coleta e região. Uma visão global do estudo mostra que a região Sudeste é a região que possui maior representatividade no portal oasisbr para as três fontes coletadas. Na outra ponta, a região Nordeste se mostra subrepresentada no Portal para as três fontes de coleta. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20/03/2020

Como citar

de Freitas Campos, F., Faria Vilas Boas, R., & Araujo Gomes de Sousa, J. (2020). Representatividade da produção científica brasileira por região: fontes coletadas pelo Portal oasisbr. Ciência Da Informação, 48(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4989