Adaptação transcultural do questionário "BHT evidence in practice: A1 online survey as used for buckinghamshire hospitals NHS trust" para o Brasil.

Palavras-chave: Comparação Transcultural, Tradução - Análise comparativa - Análises estatísticas - Estudos de validação, Bibliotecários, Serviços de Informação, Prática Clínica Baseada em Evidências – Pesquisa Médica

Resumo

O processo de tomada de decisão clínica tem crescente apoio na medicina baseada em evidências. O conhecimento reunido em grupos multiprofissionais em saúde apoiam as demandas por informação. A Ciência da Informação contribui para que as informações obtidas em resultados de pesquisas sejam transformadas em conhecimento que modifica a realidade da sociedade. Objetivo: Descrever os procedimentos para tradução do questionário "BHT Evidence in practice: A1 Online survey as used for Buckinghamshire Hospitals NHS Trust" para a língua portuguesa, adaptado a cultura brasileira. Método: Estudo metodológico, de tradução e validação de instrumento. Resultados: Após a análise do IVC do questionário, foram reescritas cinco sentenças com a sugestão dos juízes.  Trinta médicos residentes de um hospital universitário público, em cidade de grande porte, na região sudeste do Brasil integraram a amostra. Após a análise do IVC do questionário, foram reescritas cinco sentenças com a sugestão dos juízes. Os dados das respostas dos sujeitos foram compilados e analisados, sendo possível discutir a dimensão do alcance do questionário uma vez que os sujeitos apresentaram respostas concisas e a interpretação poderá contribuir para melhorias no serviço de informação do qual os sujeitos fazem parte. O objetivo de descrever os procedimentos para tradução do questionário para a língua portuguesa, adaptado a cultura brasileira foi atingido, sendo possível aplicar em outras realidades brasileiras.

Biografia do Autor

Rosana Evangelista Poderoso, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP, Brasil.
Doutora em Ciências da Saúde na Faculdade de Enfermagem - UNICAMP. Possui graduação e mestrado em BIBLIOTECONOMIA pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998 e 2002). Atualmente é Coordenadora da Biblioteca da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas e Professora de Ensino Superior. Tem experiência na área de Informação em Saúde, Ciência da Informação e Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: normalização, trabalhos acadêmicos, informação na área da saúde e educação. 
Angela Hardi, Washington University in Saint Louis School of Medicine, St. Louis, Missouri, EUA
Angela é Bibliotecária de Recursos de Informações Clínicas da Becker Medical Library. Ela criou estratégias de pesquisa para dezenas de revisões sistemáticas e recebeu co-autoria de revisões sistemáticas publicadas em periódicos como Urology e British Journal of Ophthalmology.
Silas Marques de Oliveira, Andrews University, Berrien Springs, Missouri, EUA
Possui graduação em Teologia pelo Instituto Adventista de Ensino(1978), graduação em Biblioteconomia pelo Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo(1978), especialização em Biblioteconomia pela Universidad de Buenos Aires(1976), mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais(1981) e doutorado em Ciência da Informação pela University of Illinois(1991). Atualmente atual na Andrews University nos EUA.
Inês Monteiro, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas, SP, Brasil
CNPq - PQ 2. É graduada em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979), especializada em Enfermagem do Trabalho, Saúde Coletiva e Administração. Tem mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991), doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1997), livre docência pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e pós-doutorado pelo Finnish Institute of Occupational Health (2003). "Visiting researcher" no Finnish Institute of Occupational Health - Helsinki, Small and Medium-sized enterprises team - March - June 2016. Professora associada MS-5-III da Universidade Estadual de Campinas. Orienta alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Participou como Professora Visitante em Curso sobre Sustentabilidade na University of Shanghai ? China, em julho de 2010. Parecerista ad hoc de agências de fomento nacional (FAPESP, CNPq e CAPES) e de periódicos (Revista Latino-americana de Enfermagem, Cadernos de Saúde Pública, REEUSP, Revista de Saúde Pública, entre outras). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde, Trabalho e Sustentabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde e trabalho, enfermagem, saúde do trabalhador, enfermagem em saúde pública e saúde coletiva, capacidade para o trabalho e empreendedorismo. Atua na área de enfermagem e interdisciplinar. Aluna do curso EAD Harvard - PPCR no ano de 2012. Participou do projeto Multicêntrico nacional "Estudo de Risco Cardiovascular em Adolescentes" - ERICA. 

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Publicado
03/11/2020
Como Citar
PoderosoR. E., HardiA., OliveiraS. M. de, & MonteiroI. (2020). Adaptação transcultural do questionário "BHT evidence in practice: A1 online survey as used for buckinghamshire hospitals NHS trust" para o Brasil. Ciência Da Informação, 49(2). Recuperado de http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/5036