Adaptação transcultural do questionário "BHT evidence in practice: A1 online survey as used for buckinghamshire hospitals NHS trust" para o Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i2.5036Palavras-chave:
Comparação Transcultural, Tradução - Análise comparativa - Análises estatísticas - Estudos de validação, Bibliotecários, Serviços de Informação, Prática Clínica Baseada em Evidências – Pesquisa MédicaResumo
O processo de tomada de decisão clínica tem crescente apoio na medicina baseada em evidências.
O conhecimento reunido em grupos multiprofissionais em saúde apoia as demandas por informação. A ciência
da informação contribui para que as informações obtidas em resultados de pesquisas sejam transformadas
em conhecimento que modifica a realidade da sociedade. Objetivo: descrever os procedimentos para tradução
do questionário “BHT Evidence in practice: A1 Online survey as used for Buckinghamshire Hospitals NHS
Trust” para a língua portuguesa, adaptado à cultura brasileira. Método: estudo metodológico, de tradução e
validação de instrumento. Resultados: após a análise do IVC do questionário, foram reescritas cinco sentenças com a sugestão dos juízes. Trinta médicos residentes de um hospital universitário público, em cidade de grande porte, na Região Sudeste do Brasil, integraram a amostra. Os dados das respostas dos sujeitos foram compilados e analisados, sendo possível discutir a dimensão do alcance do questionário, uma vez que os sujeitos apresentaram respostas concisas e a interpretação poderá contribuir para melhorias no serviço de informação do qual os sujeitos fazem parte. Esse resultado aponta para possibilidade de aplicação do questionário traduzido para avaliação de demandas de informação na área da saúde, em língua portuguesa.
Downloads
Referências
ALEXANDRE, N.M., COLUCI, M.Z. [Content validity in the development and adaptation processes of measurement instruments]. Ciência e Saude Coletiva, v.16, p.3061-3068, 2011.
AYRE, S., BARBROOK, J., ENGEL, C., LACEY, P., PHUL, A., STEVENSON, P., TOFT S. Measuring the impact of information skills training: a survey of health libraries in England. Health Information Library Journal, v.32, p.50-60, 2015.
BEATON D, B.C., GUILLEMIN F, Ferraz MB. Recommendations for the Cross-cultural adaptation of the DASH & Quick DASH Outcome Measures [online]. American Academy of Orthopaedic Surgeons and Institute for Work & Health, 2007. Disponível em: http://www.dash.iwh.on.ca/sites/dash/files/downloads/cross_cultural_adaptation_2007.pdf. Acesso em: 18 set. 2019.
BRETTLE, A., MADEN-JENKINS, M., ANDERSON, L., MCNALLY, R., PRATCHETT, T., TANCOCK, J., THORNTON D., WEBB A. Evaluating clinical librarian services: A systematic review. Health Information and Libraries Journal, v.28, n.1, p.3-22, 2011.
BROOKMAN, A., LOVELL, A., HENWOOD, F., LEHMANN, J. What do clinicians want from us? An evaluation of Brighton and Sussex University Hospitals NHS Trust clinical librarian service and its implications for developing future working patterns. Health Information and Libraries Journal, sup 1, p. 10-21, 2006.
CUKLJEK, S., JURESA, V., BABIC, J. The cross-cultural (transcultural) adaptation and validation of the nursing image questionnaire. Nurse Education Today, v.48, p.67-71, 2017.
FOWLER, S.A., YAEGER, L.H., YU, F., DOERHOFF, D., SCHOENING, P., KELLY, B. Electronic health record: integrating evidence-based information at the point of clinical decision making. Journal of Medical Library Association, p. 52-55, 2014.
FRIESEN, C., LE, M.L., COOKE, C., RAYNARD, M. Analysis of a librarian-mediated literature search service. Medical Reference Services Quartely, v.34, p.29-46, 2015.
GORRING, H., TURNER, E., DAY, E., VASSILAS, C.A., AYNSLEY, M. A clinical librarian pilot project in psychiatry. Psychiatrist, v.34, 65-68, 2010.
GUIRARDELLO, E.B. Adaptação cultural e validação do instrumento demandas de atenção dirigida. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v.39, p.77-84, 2005.
HERY, L., WEILL, C., MACE, B., BENOIST, D., BOUTET, A., DEFAUX, H., NGUYEN, C. PIÑOL-DOMENECH, N. FONTAINE-MARTINELLI, F. LEGENDRE, O. Médecins, mettez un bibliothécaire dans votre moteur (de recherche) ! Pédagogie Médicale, v.16, n.4, p. 251-260, 2015.
HYRKAS, K., APPELQVIST-SCHMIDLECHNER, K., OKSA, L. Validating an instrument for clinical supervision using an expert panel. Internation Journal Nursing Study, v.40, n.6, 619-625, 2003.
LIBRARY AND KNOWLEDGE SERVICES AND TECHNOLOGY ENHANCED LEARNING (LONDON, KENT, SURREY & SUSSEX) ENGLAND, L.K.S. Library & Knowledge Services KSS: homepage. Disponível em: http://www.ksslibraries.nhs.uk/ Acesso em: 18 set. 2019.
LOVE, J.N., MESSMAN, A.M., MERRITT C. Improving the learning experience through evidence-based education. Western Journal of Emergency Medicine, v.20, n.1, p. 1-5, 2019.
MASCIA, D., CICCHETTI, A. Physician social capital and the reported adoption of evidence-based medicine: exploring the role of structural holes. Social Scienci Medicine, v.72, p.798-805, 2011.
NOLTA, J.A. Now more than ever: the importance of reporting evidence-based science. Stem Cells, v.37, n.1, p.4-5, 2019.
PERRIER, L., FARRELL, A., AYALA, A.P., LIGHTFOOT, D., KENNY, T., AARONSON, E., ALLEE N., BRIGHAM T., CONNOR E., CONSTANTINESCU, T., MUELLENBACH, J., EPSTEIN, H.A., WEISS, A. Effects of librarian-provided services in healthcare settings: a systematic review. Journal of American Medical Information Association, v.21, p.1118-1124, 2014.
PLUYE, P., GRAD, R., REPCHINSKY, C., JOVAISAS, B., JOHNSON-LAFLEUR, J., CARRIER, M.-E., GRANIKOV, V., FARRELL, B., RODRIGUEZ, C., BARTLETT. G., LOISELLE, C., LÉGARÉ, F.. Four levels of outcomes of information-seeking: A mixed methods study in primary health care. Journal of the American Society for Information Science & Technology, v.64, n.1, p. 108–125, 2013.
RANKIN, J.A., GREFSHEIM, S.F., CANTO, C.C. The emerging informationist specialty: a systematic review of the literature. Journal of the Medical Library Association (JMLA), v.96, p.194-206, 2008.
SACKETT, D.L., ROSENBERG, W.M., GRAY, J.A., HAYNES, R.B., & RICHARDSON, W.S. Evidence based medicine: what it is and what it isn't. BMJ, v.312, 71-72, 1996.
SULIMANOFF, I., HERNANDEZ, M., GIBSON, D.S. The Clinical Medical Librarian Program: The Memorial Sloan-Kettering experience. Journal of Hospital Librarianship, v.11, p.338-347, 2011.
VASANTHAKUMAR, M. Medical librarianship as a specialisation: a conceptual review. DESIDOC Journal of Library & Information Technology, v.33, p.104-108, 2013.
WAGNER, K.C., BYRD, G.D. Evaluating the effectiveness of clinical medical librarian programs: a systematic review of the literature. Journal of the Medical Library Association (JMLA), v.100, 2012.
WHITMORE, S.C., GREFSHEIM, S.F., RANKIN, J.A. Informationist programme in support of biomedical research: a programme description and preliminary findings of an evaluation. Health Information and Libraries Journal, v.25, p.135-141, 2008.
WINNING, M.A., BEVERLEY, C.A. Clinical librarianship: a systematic review of the literature. Health Information and Libraries Journal, 20, 10-21, 2003.
Downloads
Publicado
Como citar
Edição
Seção
Licença
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os autores mantém os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na revista Ciência da Informação, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da Licença Pública 4.0 Internacional Atribuição-CompartilharIgual
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.