Adaptação transcultural do questionário "BHT evidence in practice: A1 online survey as used for buckinghamshire hospitals NHS trust" para o Brasil.

Autores

  • Rosana Evangelista Poderoso Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8661-1168
  • Angela Hardi Washington University in Saint Louis School of Medicine, St. Louis, Missouri, EUA https://orcid.org/0000-0001-5693-8979
  • Silas Marques de Oliveira Andrews University, Berrien Springs, Missouri, EUA
  • Inês Monteiro Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6004-8378

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i2.5036

Palavras-chave:

Comparação Transcultural, Tradução - Análise comparativa - Análises estatísticas - Estudos de validação, Bibliotecários, Serviços de Informação, Prática Clínica Baseada em Evidências – Pesquisa Médica

Resumo

O processo de tomada de decisão clínica tem crescente apoio na medicina baseada em evidências.
O conhecimento reunido em grupos multiprofissionais em saúde apoia as demandas por informação. A ciência
da informação contribui para que as informações obtidas em resultados de pesquisas sejam transformadas
em conhecimento que modifica a realidade da sociedade. Objetivo: descrever os procedimentos para tradução
do questionário “BHT Evidence in practice: A1 Online survey as used for Buckinghamshire Hospitals NHS
Trust” para a língua portuguesa, adaptado à cultura brasileira. Método: estudo metodológico, de tradução e
validação de instrumento. Resultados: após a análise do IVC do questionário, foram reescritas cinco sentenças com a sugestão dos juízes. Trinta médicos residentes de um hospital universitário público, em cidade de grande porte, na Região Sudeste do Brasil, integraram a amostra. Os dados das respostas dos sujeitos foram compilados e analisados, sendo possível discutir a dimensão do alcance do questionário, uma vez que os sujeitos apresentaram respostas concisas e a interpretação poderá contribuir para melhorias no serviço de informação do qual os sujeitos fazem parte. Esse resultado aponta para possibilidade de aplicação do questionário traduzido para avaliação de demandas de informação na área da saúde, em língua portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Rosana Evangelista Poderoso, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP, Brasil.

Doutora em Ciência da Saúde pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Campinas, SP - Brasil.
Coordenadora de Serviço de Biblioteca, Universidade Estadual de Campinas, (Unicamp) - Campinas, SP - Brasil.

Angela Hardi, Washington University in Saint Louis School of Medicine, St. Louis, Missouri, EUA

Master of Science, University of Illinois at Urbana-Champaign (Urbana-Champaign) - Illinois – EUA.
Bibliotecária Clínica da Washington University in Saint Louis School of Medicine (St. Louis) - Missouri - EUA.

Silas Marques de Oliveira, Andrews University, Berrien Springs, Missouri, EUA

Doutor em Ciência da Informação pela University of Illinois - Illinois - EUA. Bibliotecário de Referência, Andrews University - Berrien Springs, Missouri - EUA.

Inês Monteiro, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas, SP, Brasil

Livre-docência pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Campinas - Brasil. Pós-Doutorado
pelo Finnish Institute of Occupational Health (FIOH) - Finlândia. Doutora em Enfermagem pela
Universidade de São Paulo (USP) – SP - Brasil. Professora da Universidade Estadual de Campinas
(Unicamp) - Campinas, SP - Brasil.

Referências

ALEXANDRE, N.M., COLUCI, M.Z. [Content validity in the development and adaptation processes of measurement instruments]. Ciência e Saude Coletiva, v.16, p.3061-3068, 2011.

AYRE, S., BARBROOK, J., ENGEL, C., LACEY, P., PHUL, A., STEVENSON, P., TOFT S. Measuring the impact of information skills training: a survey of health libraries in England. Health Information Library Journal, v.32, p.50-60, 2015.

BEATON D, B.C., GUILLEMIN F, Ferraz MB. Recommendations for the Cross-cultural adaptation of the DASH & Quick DASH Outcome Measures [online]. American Academy of Orthopaedic Surgeons and Institute for Work & Health, 2007. Disponível em: http://www.dash.iwh.on.ca/sites/dash/files/downloads/cross_cultural_adaptation_2007.pdf. Acesso em: 18 set. 2019.

BRETTLE, A., MADEN-JENKINS, M., ANDERSON, L., MCNALLY, R., PRATCHETT, T., TANCOCK, J., THORNTON D., WEBB A. Evaluating clinical librarian services: A systematic review. Health Information and Libraries Journal, v.28, n.1, p.3-22, 2011.

BROOKMAN, A., LOVELL, A., HENWOOD, F., LEHMANN, J. What do clinicians want from us? An evaluation of Brighton and Sussex University Hospitals NHS Trust clinical librarian service and its implications for developing future working patterns. Health Information and Libraries Journal, sup 1, p. 10-21, 2006.

CUKLJEK, S., JURESA, V., BABIC, J. The cross-cultural (transcultural) adaptation and validation of the nursing image questionnaire. Nurse Education Today, v.48, p.67-71, 2017.

FOWLER, S.A., YAEGER, L.H., YU, F., DOERHOFF, D., SCHOENING, P., KELLY, B. Electronic health record: integrating evidence-based information at the point of clinical decision making. Journal of Medical Library Association, p. 52-55, 2014.

FRIESEN, C., LE, M.L., COOKE, C., RAYNARD, M. Analysis of a librarian-mediated literature search service. Medical Reference Services Quartely, v.34, p.29-46, 2015.

GORRING, H., TURNER, E., DAY, E., VASSILAS, C.A., AYNSLEY, M. A clinical librarian pilot project in psychiatry. Psychiatrist, v.34, 65-68, 2010.

GUIRARDELLO, E.B. Adaptação cultural e validação do instrumento demandas de atenção dirigida. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v.39, p.77-84, 2005.

HERY, L., WEILL, C., MACE, B., BENOIST, D., BOUTET, A., DEFAUX, H., NGUYEN, C. PIÑOL-DOMENECH, N. FONTAINE-MARTINELLI, F. LEGENDRE, O. Médecins, mettez un bibliothécaire dans votre moteur (de recherche) ! Pédagogie Médicale, v.16, n.4, p. 251-260, 2015.

HYRKAS, K., APPELQVIST-SCHMIDLECHNER, K., OKSA, L. Validating an instrument for clinical supervision using an expert panel. Internation Journal Nursing Study, v.40, n.6, 619-625, 2003.

LIBRARY AND KNOWLEDGE SERVICES AND TECHNOLOGY ENHANCED LEARNING (LONDON, KENT, SURREY & SUSSEX) ENGLAND, L.K.S. Library & Knowledge Services KSS: homepage. Disponível em: http://www.ksslibraries.nhs.uk/ Acesso em: 18 set. 2019.

LOVE, J.N., MESSMAN, A.M., MERRITT C. Improving the learning experience through evidence-based education. Western Journal of Emergency Medicine, v.20, n.1, p. 1-5, 2019.

MASCIA, D., CICCHETTI, A. Physician social capital and the reported adoption of evidence-based medicine: exploring the role of structural holes. Social Scienci Medicine, v.72, p.798-805, 2011.

NOLTA, J.A. Now more than ever: the importance of reporting evidence-based science. Stem Cells, v.37, n.1, p.4-5, 2019.

PERRIER, L., FARRELL, A., AYALA, A.P., LIGHTFOOT, D., KENNY, T., AARONSON, E., ALLEE N., BRIGHAM T., CONNOR E., CONSTANTINESCU, T., MUELLENBACH, J., EPSTEIN, H.A., WEISS, A. Effects of librarian-provided services in healthcare settings: a systematic review. Journal of American Medical Information Association, v.21, p.1118-1124, 2014.

PLUYE, P., GRAD, R., REPCHINSKY, C., JOVAISAS, B., JOHNSON-LAFLEUR, J., CARRIER, M.-E., GRANIKOV, V., FARRELL, B., RODRIGUEZ, C., BARTLETT. G., LOISELLE, C., LÉGARÉ, F.. Four levels of outcomes of information-seeking: A mixed methods study in primary health care. Journal of the American Society for Information Science & Technology, v.64, n.1, p. 108–125, 2013.

RANKIN, J.A., GREFSHEIM, S.F., CANTO, C.C. The emerging informationist specialty: a systematic review of the literature. Journal of the Medical Library Association (JMLA), v.96, p.194-206, 2008.

SACKETT, D.L., ROSENBERG, W.M., GRAY, J.A., HAYNES, R.B., & RICHARDSON, W.S. Evidence based medicine: what it is and what it isn't. BMJ, v.312, 71-72, 1996.

SULIMANOFF, I., HERNANDEZ, M., GIBSON, D.S. The Clinical Medical Librarian Program: The Memorial Sloan-Kettering experience. Journal of Hospital Librarianship, v.11, p.338-347, 2011.

VASANTHAKUMAR, M. Medical librarianship as a specialisation: a conceptual review. DESIDOC Journal of Library & Information Technology, v.33, p.104-108, 2013.

WAGNER, K.C., BYRD, G.D. Evaluating the effectiveness of clinical medical librarian programs: a systematic review of the literature. Journal of the Medical Library Association (JMLA), v.100, 2012.

WHITMORE, S.C., GREFSHEIM, S.F., RANKIN, J.A. Informationist programme in support of biomedical research: a programme description and preliminary findings of an evaluation. Health Information and Libraries Journal, v.25, p.135-141, 2008.

WINNING, M.A., BEVERLEY, C.A. Clinical librarianship: a systematic review of the literature. Health Information and Libraries Journal, 20, 10-21, 2003.

Downloads

Publicado

03/11/2020

Como citar

Poderoso, R. E., Hardi, A., Oliveira, S. M. de, & Monteiro, I. (2020). Adaptação transcultural do questionário "BHT evidence in practice: A1 online survey as used for buckinghamshire hospitals NHS trust" para o Brasil. Ciência Da Informação, 49(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i2.5036

Edição

Seção

Artigos