Análise dos Fatores Críticos de Sucesso na Implantação de um Sistema Acadêmico

  • Valberto Barroso da Costa
  • Eulalio Campelo FIlho
  • Alexandre Rabêlo Neto

Resumo

A utilização do Enterprise Resource Planning (ERP) pelas organizações públicas têm aumentado consideravelmente nos últimos anos. Em paralelo a este crescimento, observa-se a necessidade de uma maior atenção ao processo de planejamento e implementação desses sistemas. Esta pesquisa busca identificar os aspectos que afetam os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) durante a implantação de um ERP Acadêmico no setor público brasileiro. Para isso, foi realizado um estudo de caso em uma Universidade Pública Federal, sendo os dados gerados pela pesquisa analisados por meio do software IRAMUTEQ baseado nos métodos de Análise de Similitude e Nuvem de Palavras. Os resultados obtidos representaram o total de 21 aspectos que influenciam os Fatores Críticos de Sucesso, dentre eles pode-se citar a proatividade dos envolvidos, a boa relação e articulação entre os indivíduos, as experiências anteriores, bem como a falta de planejamento de processos de negócio claros e as limitações na infraestrutura.

Biografia do Autor

Valberto Barroso da Costa

Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal do Piauí – Teresina, PI.

Analista de Sistemas/Desenvolvedor da Universidade Federal do Piaui (UFPI) – Brasil

Eulalio Campelo FIlho

Doutor em Administração pela Universidade de Karlsruhe – Karlsruhe, Alemanha.

Professor da  da Universidade Federal do Piaui (UFPI) - Brasil

Alexandre Rabêlo Neto

Doutor em Administração pela Universidade de Fortaleza – Fortaleza, CE.

Professor da  da Universidade Federal do Piaui (UFPI) - Brasil

Publicado
18/08/2020
Como Citar
Barroso da CostaV., Campelo FIlhoE., & Rabêlo NetoA. (2020). Análise dos Fatores Críticos de Sucesso na Implantação de um Sistema Acadêmico. Ciência Da Informação, 49(2). Recuperado de http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/5153