As publicações em coautoria e colaboração científica em Comunicação na Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Autores

  • Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI - UFCA
  • HERNANDES ANDRADE SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI - PPGB

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v50i1.5209

Palavras-chave:

colaboração científica, produção científica, coautoria, pesquisa em comunicação.

Resumo

O presente estudo qualitativo coloca em discussão a colaboração científica e de coautoria em artigos de periódicos científicos publicados por pesquisadores doutores vinculados a grupos de pesquisa em Comunicação na Universidade Federal do Piauí, e as relações estabelecidas com outros atores para a publicação em revistas científicas. Diante do exposto, identifica-se o seguinte problema de pesquisa: Como se estabelecem os indicadores de produção científica e das redes sociais de coautoria formadas por pesquisadores doutores de grupos de pesquisa em Comunicação da Universidade Federal do Piauí? Busca-se como objetivo geral compreender a produção científica e as relações sociais de coautoria no período de 2014 a 2018. A metodologia é de natureza qualitativa, exploratória descritiva e documental. Foram analisados quatro grupos de pesquisa em Comunicação atualmente em atividade na UFPI. Os resultados quantitativos dessa investigação pressupõe uma tendência na produção de conhecimento científico colaborativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI - UFCA

JORNALISTA E DOUTOR EM COMUNICAÇÃO E SEMIOTICA PELA PUC DE SÃO PAULO. MESTRE EM COMUNICAÇÃO PELA UTP - PR. PROFESSOR ASSOCIADO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI NO CURSO DE JORNALISMO E NO  PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI. PÓS-DOUTORADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO PELA UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR (PORTUGAL).

HERNANDES ANDRADE SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI - PPGB

MESTRE EM BIBLIOTECONOMIA PELO PPGB DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI, GRADUADO EM BIBLIOTECONOMIA PELA UESPI - PI E BIBLIOTECÁRIO-DOCUMENTALISTA DA UFPI. SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL.

Referências

ACADEMIA Brasileira de Ciências. Rio de Janeiro (2019). Disponível em: <http://www.abc.org.br/a-instituicao/>. Acesso em: 05 nov. 2018.

BALANCIERI, Renato et al. Análise de redes de colaboração científica sob as novas tecnologias de informação e comunicação: um estudo na plataforma Lattes. Ciência da Informação, Brasília, v. 34, n. 1, p. 64-77, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v34n1/a08v34n1.pdf>. Acesso em: 05 fev. 2019.

BRASIL. Lei n. 1.310, de 15 de janeiro de 1951. Cria o Conselho Nacional de Pesquisas, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/1950-1969/L1310.htm>. Acesso em: 04 out. 2018.

BRASIL. Decreto nº 24.785, de 14 de julho de 1934. Reconhece de utilidade pública a Academia Brasileira, de Ciências e dá outras providências. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-24785-14-julho-1934-776869-publicacaooriginal-140881-pe.html>. Acesso em: 04 out. 2018.

BRASIL. Lei n. 4.533, de 8 de dezembro de 1964. Altera a Lei n. 1.310, de 15 de janeiro de 1951, que criou o Conselho Nacional de Pesquisas, e dá outras providências. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4533-8-dezembro-1964-354351-norma-pl.html>. Acesso em: 10 out. 2018.

BRASIL. Lei n. 6.129, de 6 de novembro de 1974. Dispõe sobre a transformação do Conselho Nacional de Pesquisas em Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e dá outras providências. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-6129-6-novembro-1974-357707-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em: 20 out. 2018.

BRASIL. Lei n. 4.664, de 20 de dezembro de 1993. Cria a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí – FAPEPI, Professor Afonso Sena Gonçalves. Disponível em: <http://www.fapepi.pi.gov.br/institucional/leideinstituicao/>. Acesso em: 01 nov. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2011-2020. Brasília: CAPES, 2010. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/Livros-PNPG-Volume-I-Mont.pdf. Acesso em: 10 jul. 2019.

BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento – I: de Gutemberg a Diderot. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

CONSELHO Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Disponível em: <http://www.cnpq.br/>. Acesso em: 04 nov. 2018.

COORDENAÇÃO de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/>. Acesso em: 10 dez. 2018.

DIRETÓRIO dos Grupos de Pesquisa no Brasil – Lattes. Disponível em: <http://lattes.cnpq.br/web/dgp>. Acesso em: 01 fev. 2019.

GOMES, Cristina Marques. Alicerces: Comunicação Científica Revisitada. In: Comunicação científica: alicerces, transformações e tendências. Portugal: LabCom, 2013. p. 7-64.

GRÁCIO, Maria Cláudia Cabrini. Colaboração científica: indicadores relacionais de coautoria. Brazilian Journal of Information Science: research trends, Marília, v. 12, n. 2, p. 24-32, 2018. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/7976. Acesso em: 15 fev. 2019.

HILÁRIO, Carla Mara; GRÁCIO, Maria Cláudia Cabrini; GUIMARÃES, José Augusto Chaves. Aspectos éticos da coautoria em publicações científicas. Em Questão, Porto Alegre, v. 24, n. 2 p. 12-36, maio/ago. 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/76312. Acesso em: 15 jan. 2019.

MEADOWS, Arthur Jack. A comunicação cientifica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.

MENA-CHALCO, Jesús Pascual, CESAR JÚNIOR, Roberto Marcondes. Prospecção de dados acadêmicos de currículos Lattes através de scriptLattes. In: HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini; LETA, Jacqueline. (Orgs.) Bibliometria e cientometria: reflexões teóricas e interfaces. São Carlos: Pedro & João, 2013. p. 109-128.

MULDOON, Ryan. Diversity, rationality, and the division of cognitive labor. In: BOYER-KASSEM, Thomas; MAYO-WILSON, Conor; WEISBERG, Michael. Scientific collaboration and collective knowledge. New York: Oxford University Press, 2018. p. 78-92.

VANZ, Samile Andrea de Souza; STUMPF, Ida Regina Chittó. Colaboração científica: revisão teórico-conceitual. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.15, n. 2, p. 42-55, maio/ago. 2010. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1105/731>. Acesso em: 05 nov. 2018.

VILAN FILHO, Jayme Leiro; SOUZA, Held Barbosa de; MUELLER, Suzana. Artigos de periódicos científicos das áreas de informação no Brasil: evolução da produção e da autoria múltipla. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 13, n. 2, p. 2-17, maio/ago. 2008. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/586>. Acesso em: 05 dez. 2018.

ZOLLMAN, Kevin J. S. Learning to collaborate. In: BOYER-KASSEM, Thomas; MAYO-WILSON, Conor; WEISBERG, Michael. Scientific collaboration and collective knowledge. New York: Oxford University Press, 2018. p. 65-77.

Downloads

Publicado

12/05/2021

Como citar

Silva Lins Cajazeira, P. E., & SILVA, H. A. (2021). As publicações em coautoria e colaboração científica em Comunicação na Universidade Federal do Piauí (UFPI) . Ciência Da Informação, 50(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v50i1.5209

Edição

Seção

Artigos