Padrões para pessoal nas bibliotecas universitárias brasileiras

Autores

  • Eduardo José Wense Dias

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v23i3.531

Palavras-chave:

Bibliotecas universitárias/Padrões. Padrões para pessoal/Bibliotecas universitárias.

Resumo

O estabelecimento de padrões para as bibliotecas universitárias tem privilegiado os padrões qualitativos sobre os quantitativos, como são exemplos os padrões da ALA e da Ifla. A proposta incluída neste artigo, limitada a questão do pessoal, procura combinar os dois tipos de padrões e, assim, aproveitar os aspectos positivas de ambos os tipos. A utilização de padrões, entretanto, pressupõe algumas condições que as bibliotecas universitárias precisam atender para que essa utilização produza os efeitos que se espera.

Palavras-chave
Bibliotecas universitárias/Padrões. Padrões para pessoal/Bibliotecas universitárias.

Personnel standards for university libraries

Abstract
The development of standards for university libraries has emphasized the qualitative standards rather than the quantitative ones, as exemplified by the ALA and Ifla standards. A proposal of standards for personnel is
presented, and it seeks to combine the best features of the two types. The use of standards, however, requires that university
libraries meet certain conditions in order to derive the benefits the use of this kind of tool are supposed to bring.

Keywords
University libraries/Standards. Personel standards/University libraries.

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Biografia do autor

Eduardo José Wense Dias

Mestre em Biblioteconomia e Ciência da
Informação pela Case Western Reserve
University (EUA). Doutor em Ciência da
Informação pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (EUA). Professor da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenador de Ensino
da Escola do Legislativo, Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais

 

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Como citar

Wense Dias, E. J. (1994). Padrões para pessoal nas bibliotecas universitárias brasileiras. Ciência Da Informação, 23(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v23i3.531

Edição

Seção

Artigos