Explorando a Reconciliação de Dados Culturais na Wikidata: experimento aplicado com o acervo museológico do Museu Histórico Nacional

experiment applied with the museum collection of the National Historical Museum

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i3.5462

Palavras-chave:

Web semântica, Enriquecimento semântico, Acervos culturais, Dados abertos ligados

Resumo

Este estudo foi desenvolvido sob a perspectiva da web semântica e dos dados abertos ligados, com enfoque na técnica de reconciliação de dados e busca entender como ocorre o processo de reconciliação de dados culturais com a Wikidata, através da programação de scripts na linguagem Python, com o objetivo de contribuir para o entendimento de como se dá a aplicação de uma técnica de enriquecimento semântico em bases de dados culturais. Como metodologia, são descritas as etapas de desenvolvimento dos scripts de reconciliação de dados. E, como resultados, são apresentados os produtos da aplicação dos scripts na reconciliação de parte dos dados do acervo museológico do Museu Histórico Nacional com os objetos digitais da Wikidata. Chega-se à conclusão de que o processo de descrição do desenvolvimento dos scripts permitiu compreender melhor como ocorre a reconciliação de dados em acervos culturais, de que se deve dar mais atenção à normalização dos dados do acervo, e de que esse tipo de aplicação amplia o potencial de socialização do conhecimento em rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Luis Felipe Rosa Oliveira, Universidade de Brasília

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) – GO - Brasil.

Dalton Lopes Martins, Universidade de Brasília

Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) – SP - Brasil. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo, SP - Brasil. Professor da Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil.

Referências

BERNERS-LEE, T.; HENDLER, J.; LASSILA, O. The semantic web. Scientific american, v. 284, n. 5, p. 34-43, 2001.

BERNERS-LEE, T. Linked data principles. 2006. Disponível em:
<http://www.w3.org/DesignIssues/LinkedData.html> Acesso em: 10 set. 2020.

ISAAC, A.; MANGUINHAS, H.; STILLER, J.; CHARLES, V. (2015). Report on enrichment and evaluation. The Hague, Netherlands: Europeana Task Force on Enrichment and Evaluation. Disponível em:
<http://pro.europeana.eu/files/Europeana_Professional/EuropeanaTech/EuropeanaTech_taskforces/Enrichment_Evaluation/FinalReport_EnrichmentEvaluation_102015.pdf>. Acesso em 15 de abr. de 2020.

RUBERTO, D.L.V.G.; ANTONIAZZI, R. L. Análise e Comparação de Algoritmos de Similaridade e Distância entre strings Adaptados ao Português Brasileiro. In: Anais da XIII Escola Regional de Banco de Dados. SBC, 2017.

SANDERSON, R. “The Linked Data Snowball and Why We Need Reconciliation”, 2016. Disponível em: <https://www.slideshare.net/azaroth42/linked-data-snowball-or-why-we-need-reconciliation.> Acesso em: 28 mar. 2020.

SANTARÉM SEGUNDO, J. E. Web Semântica: Introdução a recuperação de dados usando SPARQL. Encontro Nacional de Pesquisas em Ciência da Informação (ENANCIB), v. 14, p. 3242-3261, 2014.

SOUZA, R. R.; ALVARENGA, L. A Web Semântica e suas contribuições para a ciência da informação. Ciência da Informação, v. 33, n. 1, p. 132-141, 2004.

VRANDEČIĆ, D.; KRÖTZSCH, M. Wikidata: a free collaborative knowledgebase. Communications of the ACM, v. 57, n. 10, p. 78-85, 2014.

ZENG, M. L. “Semantic enrichment for enhancing LAM data and supporting digital humanities. Review article”. El profesional de la información, v. 28, n. 1, 2019.

Downloads

Publicado

25/11/2020

Como citar

Rosa Oliveira, L. F., & Lopes Martins, D. (2020). Explorando a Reconciliação de Dados Culturais na Wikidata: experimento aplicado com o acervo museológico do Museu Histórico Nacional: experiment applied with the museum collection of the National Historical Museum. Ciência Da Informação, 49(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i3.5462