Perfil das orientações e produções das mulheres fundamentado em dados da Plataforma Lattes

Autores

  • Monique de Oliveira Santiago Cefet-MG
  • Thiago Magela Rodrigues Dias Cefet-MG
  • Felipe Affonso

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i3.5469

Palavras-chave:

Mulheres na ciência. Bibliometria. Produção científica e tecnológica. Gênero feminino.

Resumo

A temática mulheres na ciência tem sido foco de diversos estudos que buscam entender o papel da mulher e suas variadas relações com a ciência, trazendo abordagens que analisam a participação científica e tecnológica e buscam compreender sua trajetória acadêmica na ciência. Neste contexto, este trabalho objetivou analisar a participação das mulheres, utilizando como base de dados o conjunto de doutoras que possuem currículos cadastrados na Plataforma Lattes e cujo gênero registrado em seu currículo seja do sexo feminino. Após a coleta dos dados, obteve-se um conjunto de 125.515 currículos cadastrados com gênero feminino e titulação máxima concluída (doutorado) distribuída nas diversas áreas do conhecimento científico. Os dados das doutoras foram agrupados quanto a orientações e a produções bibliográficas e técnicas, nos quais foi possível analisar a evolução da produção científica e tecnológica do conjunto de forma temporal. Estudar os diversos aspectos da mulher em geral e particularmente na ciência, além de ser relevante, apresenta uma caracterização de suas pesquisas, podendo contribuir para gerar indicadores científicos nacionais e para a gestão das informações na área científica e tecnológica, bem como, para formulação de políticas e estratégias que potencializem a atuação das mulheres nos ambientes acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Monique de Oliveira Santiago, Cefet-MG

Mestranda em Modelagem Matemática e Computacional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) - Belo Horizonte, MG - Brasil. Especialização em Análise de Dados com BI e Big Data pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) - Brasil.  Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Brasil.

Thiago Magela Rodrigues Dias, Cefet-MG

Doutor em Modelagem Matemática e Computacional pela Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) - Belo Horizonte, MG - Brasil.

Felipe Affonso

Mestrando em Modelagem Matemática e Computacional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) - Belo Horizonte, MG - Brasil. Graduação em Engenharia da Computação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Brasil, com período sanduíche em University of Miami (Umiami) - Estados Unidos.

Downloads

Publicado

25/11/2020

Como citar

de Oliveira Santiago, M. ., Magela Rodrigues Dias, T., & Affonso, F. . (2020). Perfil das orientações e produções das mulheres fundamentado em dados da Plataforma Lattes. Ciência Da Informação, 49(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i3.5469