Do caos documentário à gerência da informação

Autores

  • Dulce Maria Baptista

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v23i2.552

Palavras-chave:

Gerência da informação. Recuperação da informação. Sistemas gerenciadores de bases de dados.

Resumo

A gerência da informação foi o paradigma escolhido na formulação de uma proposta que atendesse à necessidade de organização da informação, enquanto instrumento para tomada de decisão no âmbito das organizações, bem como de prestação de serviços relacionados. Para isso, estabeleceu-se um quadro referencial que serviu como ponto de partida para a definição de um roteiro cujas etapas iniciais foram postas em prática na Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb). A versatilidade desse roteiro é testada com a utilização de três sistemas gerenciadores de bases de dados.

Palavras-chave
Gerência da informação. Recuperação da informação. Sistemas gerenciadores de bases de dados.

From documentary chaos to Information management

Abstract

Information management was the chosen paradigm for a proposal which should meet both the needs of organizing informatión, seen as a toll for decision-making, and for rendering related services. Theoretical remarks were the background for the development of a set of routines whose initial steps were taken at the Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil-Anabb (National Association of Bank of Brasil's Employees). The versatility of such routines has been tested by means of three data base management systems.

Keywords
Information management; Information retrieval; Data base management systems

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Dulce Maria Baptista

Assessora de informação. Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb), Brasília, DF. A autora é licenciada em letras, bacharel em biblioteconomia e mestre em educação.

Downloads

Como citar

Baptista, D. M. (1994). Do caos documentário à gerência da informação. Ciência Da Informação, 23(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v23i2.552

Edição

Seção

Artigos