Interlocuções bibliográficas e epistemológicas entre a ciência de dados e a ciência da informação

Autores

  • Jorge Henrique Cabral Fernandes Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i3.5655

Palavras-chave:

Big data, Biblioteconomia, Análise de co-ocorrência, Acoplamento bibliográfico, Desenvolvimento profissional

Resumo

Diante da grande evidência recente alcançada pelos métodos, ferramentas e práticas da ciência de dados, o artigo verifica a possibilidade de que existam novos fundamentos em uma suposta ciência chamada de Ciência de Dados, e de que forma essa Ciência impactaria ou seria impactada pela Ciência da Informação. A metodologia é exploratória, e usa pesquisa bibliográfica baseada em análise de redes de co-ocorrências e de acoplamento bibliográfico envolvendo os termos “data science”, “information science” and “library and information science”. As interlocuções e contribuições dos dois campos de práticas, evidenciadas pelas análises produzidas, bem como de algumas implicações epistemológicas, apontam não apenas para uma oportunidade de intercâmbios, mas para uma necessidade de que eles ocorram com a maior brevidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Jorge Henrique Cabral Fernandes, Universidade de Brasília

Doutor em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Recife, PE - Brasil. Professor pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF – Brasil.

Referências

ARRIBAS-BEL, Dani; READES, Jon. Geography and computers: Past, present, and future. Geography Compass, v. 12, n. 10, p. e12403, 2018.
BIRKHOFER, Herbert (Org.). The Future of Design Methodology. London: Springer-Verlag, 2011.
BROWN, Tim. Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation. USA: Harper Collins, 2009.
BUCKAND, Michael. The physical, mental and social dimensions of documents. Proceedings from the Document Academy, v. 3, n. 1, p. 4(1-6), 2016.
CHEN, Hsin-liang; ZHANG, Yin. Educating Data Management Professionals: A Content Analysis of Job Descriptions. Journal of Academic Librarianship, v. 43, n. 1, p. 18–24, 2017.
DAVENPORT, Thomas H.; PATIL, D.J. Data Scientist: The Sexiest Job of the 21st Century. Harvard Business Review, v. 90, n. 10, p. 70–76, 2012.
KAZAKCI, Akin Osman. Data science as a new frontier for design. In: WEBER, C.; HUSUNG, S.; CANTAMESSA, M.; et al (Orgs.). Iced 15, Vol 10: Design Information and Knowledge Management. Glasgow: Design Soc, 2015.
NUEST, Daniel; GRANELL, Carlos; HOFER, Barbara; et al. Reproducible research and GIScience: an evaluation using AGILE conference papers. Peerj, v. 6, p. e5072, 2018.
ORTIZ-REPISO, Virginia; GREENBERG, Jane; CALZADA-PRADO, Javier. A cross-institutional analysis of data-related curricula in information science programmes: A focused look at the iSchools. Journal of Information Science, v. 44, n. 6, p. 768–784, 2018.
SHEBLE, Laura. Research Synthesis Methods and Library and Information Science: Shared Problems, Limited Diffusion. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 67, n. 8, p. 1990–2008, 2016.
SI, Li; ZHUANG, Xiaozhe; XING, Wenming; et al. The cultivation of scientific data specialists Development of LIS education oriented to e-science service requirements. Library Hi Tech, v. 31, n. 4, p. 700–724, 2013.
VAN ECK, Nees Jan; WALTMAN, Ludo. Software survey: VOSviewer, a computer program for bibliometric mapping. Scientometrics, v. 84, n. 2, p. 523–538, 2010.
VIRAPONGSE, Arika; DUERR, Ruth; METCALF, Elizabeth Covelli. Knowledge mobilization for community resilience: perspectives from data, informatics, and information science. Sustainability Science, v. 14, n. 4, p. 1161–1171, 2019.
WANG, Lin. Twinning data science with information science in schools of library and information science. Journal of Documentation, v. 74, n. 6, p. 1243–1257, 2018.
ZINS, Chaim. Knowledge map of information science. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v. 58, n. 4, p. 526–535, 2007.

Downloads

Publicado

06/07/2021

Como citar

Cabral Fernandes, J. H. (2021). Interlocuções bibliográficas e epistemológicas entre a ciência de dados e a ciência da informação. Ciência Da Informação, 49(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i3.5655