Terminologia: o Projeto Brasilterm e a formação de recursos humanos

Autores

  • Enilde Leite de Jesus Faulstich UnB/LET

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v24i3.581

Palavras-chave:

Terminologia, Banco de dados terminológico-Brasilterm, Formação de pessoal, Socioterminologia, Difusão de terminologia

Resumo

Os bancos de dados constituem, na atualidade, um dos principais instrumentos de difusão de terminologias. O impacto do rápido crescimento da ciência e da tecnologia provoca mudança na pragmática lingüística entre povos. A comunicação se faz de forma mais rápida e precisa, e, nesse contexto, os dicionários ganham destaque, principalmente os dicionários informatizados, que armazenam um grande número de termos e permitem consulta rápida e eficiente. Com a intenção de dotar o Brasil de um dicionário eletrônico capaz de proporcionar a comunicação de longo alcance, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e o LIV / UnB desenvolvem, em parceria, o Projeto Integrado para Implantação e Difusão de Terminologia Científica e Técnica no Brasil, com vistas a implantar o Banco de Dados Terminológico do Brasil (Brasilterm) e a formar pessoal especializado na área de terminologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Enilde Leite de Jesus Faulstich, UnB/LET

Pós-doutora em terminologia, Département de Langues et Linguistique, Université Laval, Québec, Canadá. Doutora em filologia e língua portuguesa, FFLCH, Universidade de São Paulo (USP). Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação (Anpoll), Brasil. Membro da Rede Ibero-Americana de Terminologia (Riterm). Membro da Associação de Terminologia Portuguesa (Termip). Participante da Rede Panlatina de Terminologia. Coordenadora e responsável pela Linha de Pesquisa em Léxico e Terminologia do LIV/UnB. Professora de Língua Portuguesa e de Lingüística no LIV/UnB.

Downloads

Como citar

Faulstich, E. L. de J. (1995). Terminologia: o Projeto Brasilterm e a formação de recursos humanos. Ciência Da Informação, 24(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v24i3.581

Edição

Seção

Documentos