A informação como recurso gerencial das organizações na sociedade do conhecimento

Mônica Erichsen Nassif Borges

Resumo


Este artigo é uma revisão de literatura que aborda questões relativas ao paradigma da sociedade do conhecimento e a informação como agente de profundas transformações no ambiente organizacional pela consolidação de produtos, serviços e sistemas de informação. Apresenta as características da sociedade do conhecimento que afetam diretamente às empresas, hoje interpretadas como organismos sociais inteligentes, bem como aos tomadores de decisão, que precisam lidar com um ambiente cada dia mais instável . Aborda ainda o papel da informação como agente detonador de mudanças na economia, na política, no processo produtivo e até nas relações de trabalho, o que tem imposto às empresas a necessidade de maior organização, competência e agilidade decisória. Em vista disso, o processo decisório é apresentado a partir de suas etapas básicas, enfatizando-se sua característica de fenômeno essencialmente informacional. Discute-se também o comportamento dos tomadores de decisão frente a situações de incerteza, nas quais se torna imprescindível o acesso à informação de forma rápida e precisa, requisitos esses essenciais ao que se denomina "inteligência empresarial". Finalizando, apresenta-se uma estrutura de funcionamento dos serviços de inteligência empresarial, ressaltando-se ser essencial o conhecimento das necessidades de informação dos tomadores de decisão, no sentido de se planejar e implementar produtos, serviços e sistemas de informação em consonância com o ambiente organizacional.

Palavras-chave


Sociedade do conhecimento; Sistemas e serviços de informação; Tomada de decisão; Mudança tecnológica

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