Metodologia de inventário das estatísticas nacionais para o Mercosul

Autores

  • Sonia Regina Allevato

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v24i2.594

Palavras-chave:

Guia de fontes de informação/metodologia, Mercosul, Sistema de informação

Resumo

A proposta de elaboração de um inventário das estatísticas nacionais pelos países integrantes do Mercosul gerou a necessidade de estabelecimento de uma metodologia, visando à adoção de um modelo comum que permitisse uma visão global da produção estatística dos quatro países. O referencial adotado foi o Projeto Catálogo do IBGE, especificamente os tipos de informação que descrevem as principais características das pesquisas e estudos. Foram definidos também a abrangência temática do levantamento, o instrumento de coleta das informações e instruções para seu preenchimento e o projeto editorial e gráfico da publicação. A Argentina e o Brasil elaboraram seus inventários de acordo com o modelo proposto, sendo que, para os inventários do Paraguai e Uruguai, não foi possível a total absorção da metodologia. O esforço de integração dos quatro países possibilitou a elaboração de uma valiosa fonte de informação da produção estatística de cada integrante do Mercosul, contribuindo para sua comparabilidade e harmonização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Sonia Regina Allevato

Mestre em ciência da informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Chefe da Divisão de Documentação do Departamento de Documentação e Biblioteca da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Downloads

Como citar

Allevato, S. R. (1995). Metodologia de inventário das estatísticas nacionais para o Mercosul. Ciência Da Informação, 24(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v24i2.594

Edição

Seção

Comunicações