Canais formais de comunicação do conhecimento antropológico produzido no Brasil

Autores

  • Marlene de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v25i3.635

Palavras-chave:

Comunicação científica, Canais formais, Antropologia

Resumo

Estudo com o objetivo de identificar os canais de comunicação em antropologia. Utilizou-se a base de dados do Sistema de Acompanhamento e Avaliação da Capes para levantamento dos dados referentes a oito cursos de pós-graduação em antropologia. Selecionaram-se três variáveis para realização do trabalho: a) instituições; b) corpo docente (professores/pesquisadores); c) produção bibliográfica. Os primeiros resultados foram submetidos à apreciação de membros da comunidade de antropólogos para análise qualitativa dos dados estatísticos. O resultado final da análise revelou três tipos de canais de comunicação. Os canais formais, os canais semiformais e outros canais de comunicação na área. Enfatizaram-se os canais formais utilizados, o periódico e o livro. Constatou-se que a natureza da disciplina científica determina as características dos canais formais de comunicação.

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Biografia do autor

Marlene de Oliveira

Doutoranda em Ciência da Informação pela UnB. Mestre em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ.

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Como citar

Oliveira, M. de. (1996). Canais formais de comunicação do conhecimento antropológico produzido no Brasil. Ciência Da Informação, 25(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v25i3.635

Edição

Seção

Artigos