A citação bibliográfica no contexto da comunicação: um estudo exploratório na área da Botânica

Autores

  • Paula Maria Abrantes Cotta de Mello

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v25i3.638

Palavras-chave:

Comunicação científica, Citação bibliográfica, Periódicos científicos

Resumo

Análise exploratória dos hábitos de citação dos pesquisadores do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e Museu Nacional no contexto da comunicação científica, buscando identificar as razões que os levam a citar um documento em detrimento de outros, bem como identificar os títulos de periódicos por meio da elaboração e aplicação de questionários. Os resultados apresentam informações sobre os pesquisadores, seus hábitos de citação e de pesquisa que permitiram analisar, por meio de canais não somente formais, importantes aspectos de sua organização social. O periódico nacional foi indicado como muito importante para a área, e o periódico estrangeiro, como sendo o mais importante para o desenvolvimento de suas pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Paula Maria Abrantes Cotta de Mello

Mestre em ciência da informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Diretora da Divisão de Processamento Técnico do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ.

Downloads

Como citar

Mello, P. M. A. C. de. (1996). A citação bibliográfica no contexto da comunicação: um estudo exploratório na área da Botânica. Ciência Da Informação, 25(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v25i3.638

Edição

Seção

Artigos