A Importância da Informação no Sistema Japonês de Inovação

Helena M. M. Lastres

Resumo


Vários estudos têm se concentrado em discutir as razões do positivo desempenho econômico e tecnológic japonês verificado nas duas últimas décadas. Como resultado, foram identificadas importantes características do Sistema Japonês de Inovação (SJI). Entretanto, apesar de quase todos os estudos mencionarem o assunto, poucos focalizam o SJI sob o ponto de vista da montagem e operacionalização de sistemas de informação. Os objetivos deste artigo são três interligados. Em primeiro lugar, destacar a importância de tais sistemas de informação para o sucesso do modelo de inovação japonês. Em segundo lugar, discutir as características desses sistemas e, finalmente, analisar as principais lições que podem ser tiradas da experiência japonesa.

Palavras-chave


Sistema japonês de informação e inovação; Redes de informação para inovação; Política científica e tecnológica

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 1969 Helena M. M. Lastres

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.