A Importância da Informação no Sistema Japonês de Inovação

Autores

  • Helena M. M. Lastres

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v25i3.641

Palavras-chave:

Sistema japonês de informação e inovação, Redes de informação para inovação, Política científica e tecnológica

Resumo

Vários estudos têm se concentrado em discutir as razões do positivo desempenho econômico e tecnológic japonês verificado nas duas últimas décadas. Como resultado, foram identificadas importantes características do Sistema Japonês de Inovação (SJI). Entretanto, apesar de quase todos os estudos mencionarem o assunto, poucos focalizam o SJI sob o ponto de vista da montagem e operacionalização de sistemas de informação. Os objetivos deste artigo são três interligados. Em primeiro lugar, destacar a importância de tais sistemas de informação para o sucesso do modelo de inovação japonês. Em segundo lugar, discutir as características desses sistemas e, finalmente, analisar as principais lições que podem ser tiradas da experiência japonesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Helena M. M. Lastres

Ph.D em Ciência, Tecnologia e Industrialização, na Unidade de Pesquisa em Política Científica da Universidade de Sussex, Inglaterra, 1992 e Mestre em Economia da Tecnologia da Área de Engenharia da Produção da COPPE/UFRJ, 1981. Atualmente é pesquisadora do CNPq/IBICT, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, convênio CNPq/IBICT-ECO/UFRJ e pesquisadora e professora associada do Instituto de Economia da UFRJ.

Downloads

Como citar

Lastres, H. M. M. (1996). A Importância da Informação no Sistema Japonês de Inovação. Ciência Da Informação, 25(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v25i3.641

Edição

Seção

Artigos