O desviante secreto: um exercício conceitual

Autores

  • Isa Maria Freire

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v25i3.642

Palavras-chave:

Comunicação científica, Transferência da informação, Barreiras de comunicação

Resumo

Durante vinte anos, Darwin manteve em segredo sua tese sobre a origem das espécies. Temia ser desmoralizado perante a sociedade e, especialmente, entrar em conflito com a comunidade científica do seu tempo. Conhecendo tanto a abordagem 'criacionista' quanto a 'evolucionista', depois da viagem no Beagle Darwin escolheu esta última para explicar a origem da vida. Mas, o que o impediu de anunciar publicamente sua descoberta, que chamou de 'descendência com modificações' ? No presente exercício, os conceitos de desviante secreto, de Becker, campo científico, de Bourdieu, e consciência possível, de Goldmann, são usados para construir um quadro referencial teórico, na perspectiva das barreiras de comunicação da informação numa dada sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Isa Maria Freire

Ph.D em Ciência, Tecnologia e Industrialização, na Unidade de Pesquisa em Política Científica da Universidade de Sussex, Inglaterra, 1992 e Mestre em Economia da Tecnologia da Área de Engenharia da Produção da COPPE/UFRJ, 1981. Atualmente é pesquisadora do CNPq/IBICT, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, convênio CNPq/IBICT-ECO/UFRJ e pesquisadora e professora associada do Instituto de Economia da UFRJ.

Downloads

Como citar

Freire, I. M. (1996). O desviante secreto: um exercício conceitual. Ciência Da Informação, 25(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v25i3.642

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.