O desviante secreto: um exercício conceitual

Isa Maria Freire

Resumo


Durante vinte anos, Darwin manteve em segredo sua tese sobre a origem das espécies. Temia ser desmoralizado perante a sociedade e, especialmente, entrar em conflito com a comunidade científica do seu tempo. Conhecendo tanto a abordagem 'criacionista' quanto a 'evolucionista', depois da viagem no Beagle Darwin escolheu esta última para explicar a origem da vida. Mas, o que o impediu de anunciar publicamente sua descoberta, que chamou de 'descendência com modificações' ? No presente exercício, os conceitos de desviante secreto, de Becker, campo científico, de Bourdieu, e consciência possível, de Goldmann, são usados para construir um quadro referencial teórico, na perspectiva das barreiras de comunicação da informação numa dada sociedade.

Palavras-chave


Comunicação científica; Transferência da informação; Barreiras de comunicação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 1969 Isa Maria Freire

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.