Planejamento de serviços de ICT

José Neiva Santos Júnior

Resumo


O mercado de ICT é crescente e aumenta as oportunidades de negócios, exigindo, em nível macro e micro, o exercício de planejamento estratégico e operacional.

Estrategicamente, o serviço de informação deve definir sua visão de futuro, missão e negócio e, a partir do estabelecimento de objetivos a longo prazo, perseguir estratégias de atuação para conseguir melhores resultados, como o aumento de sua competitividade, conquista de novos mercados etc.

A curto prazo, são determinadas metas gerais e específicas para cada unidade de negócio e montados projetos operacionais e orçamentos anuais. É importante haver padrões e indicadores de desempenho antes da organização e implantação dos serviços.

O processo de planejamento operacional também é cíclico, permitindo ajustes e correções, a partir de seu acompanhamento e controle contínuos.

O discurso sobre a importância da informação não é confirmado na prática, exigindo maiores esforços dos agentes envolvidos no exercício de planejamento.

Palavras-chave


Serviços de informação científica e tecnológica; Planejamento de serviços de informação; Mercado de informação; Planejamento estratégico

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 1969 José Neiva Santos Júnior

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.