Planejamento de serviços de ICT

Autores

  • José Neiva Santos Júnior

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v25i1.675

Palavras-chave:

Serviços de informação científica e tecnológica, Planejamento de serviços de informação, Mercado de informação, Planejamento estratégico

Resumo

O mercado de ICT é crescente e aumenta as oportunidades de negócios, exigindo, em nível macro e micro, o exercício de planejamento estratégico e operacional. Estrategicamente, o serviço de informação deve definir sua visão de futuro, missão e negócio e, a partir do estabelecimento de objetivos a longo prazo, perseguir estratégias de atuação para conseguir melhores resultados, como o aumento de sua competitividade, conquista de novos mercados etc. A curto prazo, são determinadas metas gerais e específicas para cada unidade de negócio e montados projetos operacionais e orçamentos anuais. É importante haver padrões e indicadores de desempenho antes da organização e implantação dos serviços. O processo de planejamento operacional também é cíclico, permitindo ajustes e correções, a partir de seu acompanhamento e controle contínuos. O discurso sobre a importância da informação não é confirmado na prática, exigindo maiores esforços dos agentes envolvidos no exercício de planejamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

José Neiva Santos Júnior

Engenheiro mecânico pelo ITA, especializado em informática pelo Serpro-RJ e em informática documentária pela ENSB e Universidade Claude Bernard - Lyon I, Lyon, França. É diretor operacional da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial (Nutec) e coordenador do Núcleo Regional de Informação Tecnológica (NRI - Ceará).

Downloads

Como citar

Santos Júnior, J. N. (1996). Planejamento de serviços de ICT. Ciência Da Informação, 25(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v25i1.675

Edição

Seção

Artigos