Estão as bibliotecas universitárias brasileiras adequadas ao ensino e à pesquisa em ecologia?

Autores

  • Ricardo M. Pinto Coelho UFMG
  • Marcos Barbeitos UFMG

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v26i1.749

Palavras-chave:

Periódico, Ecologia, Biblioteca universitária, Avaliação

Resumo

Este trabalho procura traçar um painel da situação do acervo bibliográfico, em termos de periódicos especializados em ecologia, de algumas das principais universidades brasileiras. A pesquisa baseou-se na escolha de um tópico básico o qual, vem recebendo grande ênfase na literatura internacional ao longo dos últimos anos: a produção secundária. Todos os meios de procura disponíveis, sejam eles convencionais ¾ arquivos, fichários, microfilmes ¾, ou aqueles recentemente implantados, tais como os bancos de dados em CD ROM, foram empregados. Das dez bibliotecas universitárias selecionadas, apenas a Universidade de São Paulo (USP) pode oferecer um acervo que cobre satisfatoriamente a maioria das referências selecionadas. Um segundo grupo de universidades, composto pela Universidade de Campinas (UNICAMP), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresentou percentuais de cobertura variando entre 40 e 60%. A maioria das outras bibliotecas universitárias, no entanto, manteve-se em um patamar comparável ao da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ou Universidade de Brasília (UNB), ou seja, com percentuais de cobertura inferiores a 40%. Destaca-se ainda, que muitas das universidades selecionadas, mesmo possuindo cursos de pós-graduação em ecologia, exibiram, em seu conjunto, dados que demonstram inequivocamente a pobreza de seu, acervos na área de ecologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Ricardo M. Pinto Coelho, UFMG

Professor adjunto do Departamento Biologia Geral, ICB, UFMG. É mestre em ecologia pela Universidade de Brasília (1983) e doktor rerum naturalis pela Univesitaet Konstanz, Alemanha (1991)

Marcos Barbeitos, UFMG

Bacharelando em ciências biológicas (UFMG) e bolsista de iniciação científica junto ao Laboratório de Ictiologia, Departamento de Zoologia da UFMG.

Downloads

Como citar

Coelho, R. M. P., & Barbeitos, M. (1997). Estão as bibliotecas universitárias brasileiras adequadas ao ensino e à pesquisa em ecologia?. Ciência Da Informação, 26(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v26i1.749

Edição

Seção

Artigos