Biblioteconomia: produção e administração da interpretação

Autores

  • Clarinda Rodrigues Lucas Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v26i1.752

Palavras-chave:

Bibliotecário, Leitura, Interpretação, Indexação

Resumo

Este trabalho privilegia a leitura do bibliotecário para fins de indexação e, trazendo para a discussão as contribuições da Análise do Discurso, verifica o lugar deste profissional na divisão social do trabalho de leitura. Contrapondo textos que tratam da teoria de indexação (o modo de leitura do bibliotecário) às palavras-chave, os cabeçalhos de assunto que são o resultado desta leitura, dá visibilidade à subjetividade deste leitor. Conclui que a explicitação dos processos que informam a leitura do bibliotecário em sua prática de indexação, somado ao instrumental teórico-metodológico que a apóia, contribui para que esta leitura seja mais fecunda e desdobradora de representações dos textos existentes nas bases de dados das bibliotecas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Clarinda Rodrigues Lucas, Unicamp

Doutora em lingüística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas; chefe da Seção de Referência da Diretoria de Serviços ao Público da Biblioteca Central da Unicamp.

Downloads

Como citar

Lucas, C. R. (1997). Biblioteconomia: produção e administração da interpretação. Ciência Da Informação, 26(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v26i1.752

Edição

Seção

Artigos